=7ª, 8ª e 9ª Estações=

SÉTIMA ESTAÇÃO

"JESUS CAI PELA SEGUNDA VEZ"

Mais um trecho caminhado de uma distância de aproximadamente 600 metros, que separava o Tribunal romano na Fortaleza Antonia do Calvário, local da crucifixão. O cansaço do SENHOR era muito grande. Os soldados sem qualquer sentimento de piedade, empurraram-NO para que caminhasse mais ligeiro. Uma ponta de pedra enviesada no caminho derrubou o SENHOR pela segunda vez.

  Nós vos adoramos SENHOR JESUS e vos bendizemos! (Ajoelhar)

  Porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo! (Levantar)

  JESUS sabia que iria enfrentar um cruel sofrimento. O seu Espírito estava preparado, mas o seu Corpo estava cansado e abatido. ELE caminhava com dificuldade, e mais uma vez tropeçou e caiu.

  ELE Estava sofrendo por causa dos nossos muitos pecados, estava sendo castigado por causa das nossas incompreensíveis maldades.

  Muitas famílias seguem com dificuldades pelos caminhos da vida. São muitos obstáculos: desconfianças, brigas, alcoolismo, drogas, fome, doenças, etc. Há momentos de quedas, quando tudo parece ter chegado ao fim. Lembremos a perseverança de JESUS, sua fé, sua força e sua coragem, inspiremos no modelo do SENHOR e levantemos a cabeça para continuarmos firmes na caminhada existencial.

  SENHOR, protegei-nos, para que nenhuma dificuldade venha interromper ou desviar-nos do projeto de vida que o SENHOR nos confiou. Aumentai a nossa fé e a nossa esperança.

CANTO:

Outra vez desfalecido/ Pelas dores abatido/ Cai por terra o Salvador/ Cai por terra o Salvador.

Pela Virgem dolorosa/ Vossa MÃE tão piedosa/ Perdoai ó meu JESUS/ Perdoai ó meu JESUS.

 

 

OITAVA ESTAÇÃO

"JESUS CONSOLA AS MULHERES DE JERUSALÉM"

A guarda romana zelosa no cumprimento de sua missão, não permitiu que o SENHOR parasse um pouco para descansar. Já estavam próximos ao Monte Calvário quando ELE observou mulheres ao lado do caminho que lamentavam os SEUS sofrimentos.

 Nós vos adoramos SENHOR JESUS e vos bendizemos! ( Ajoelhar)

 Porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo! ( Levantar)

 Entre aqueles que acompanhavam e presenciavam o desenrolar dos acontecimentos, haviam algumas mulheres postadas ao lado do caminho que choravam e lamentavam por causa DELE. JESUS voltou-se para elas e disse:

 "Mulheres de Jerusalém! Não chorem por Mim, mas por vocês e pelos seus filhos". (Lc 23,28)

 NOSSO SENHOR não quer que as pessoas fiquem somente olhando para ELE e lamentando o seu sofrimento. ELE quer que as pessoas se voltem para a realidade de suas próprias vidas, percebam as situações de sofrimentos causados pelos reveses da existência e lutem para superá-las e vencê-las, sobretudo não se esquecendo de exercitar as necessidades do próprio espírito, para poder contar com o precioso auxílio DELE, objetivando vencer todos os obstáculos do cotidiano.

 SENHOR, fortalecei a fé no coração das pessoas que trabalham em defesa da família e da promoção humana.

CANTO:

Das mulheres que choravam/ Que fiéis O acompanhavam/ É JESUS consolador/ É JESUS consolador.

Pela Virgem dolorosa/ Vossa MÃE tão piedosa/ Perdoai ó meu JESUS/ Perdoai ó meu JESUS.

 

 

NONA ESTAÇÃO

"JESUS CAI PELA TERCEIRA VEZ"

Todos nós temos capacidade para avaliar a grandeza dos problemas e dificuldades enfrentadas pelo SENHOR, lembrando sobretudo que o percurso era acidentado e excessivamente longo, para qualquer homem cansado pelas dores, em jejum e traumatizado por abomináveis e covardes flagelos. Então não é difícil admirar a imensidão do esforço feito por JESUS, para cumprir sua Missão Redentora até o fim!

 Nós vos adoramos SENHOR JESUS e vos bendizemos! ( Ajoelhar)

 Porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo! ( Levantar)

 Depois de falar com as mulheres que choravam, JESUS retomou o seu caminho, mas os centuriões romanos, homens severos e violentos, empurraram-NO com brutalidade, provocando a terceira queda.

 ELE foi preso, condenado e levado para ser morto, e ninguém se importou com o que ia LHE acontecer.

 A organização do povo em sindicatos, associações, grupos de famílias, pode ajudar a preservar e a melhorar as condições de vida. Por exemplo: quantas pessoas já conseguiram vencer o vício das drogas e do alcoolismo, com a ajuda da comunidade! Existe a "Associação Alcoólicos Anônimos", que ajuda a recuperação dos dependentes de bebidas. Existem também as "Fazendas da Esperança ", para a recuperação dos viciados e dependentes de drogas. O importante é querer recomeçar sempre, não podemos desistir da vida e ficar caído pelo caminho.

 SENHOR, ajudai-nos a compreender que não basta ficarmos reclamando dos sofrimentos da existência. Precisamos agir com decisão, para construirmos uma vida melhor. Dai-nos sensibilidade e paciência!

CANTO:

Cai terceira vez prostrado/ Pelo peso redobrado/ Dos pecados e da Cruz/ Dos pecados e da Cruz.

Pela Virgem dolorosa/ Vossa MÃE tão piedosa/ Perdoai ó meu JESUS/ Perdoai ó meu JESUS.

 

 Próxima Estação

 Estação Anterior

  Retorna ao Índice