Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

“OLHAR DE MÃE”

 

De Olhar tranquilo, sereno e belo, MARIA, NOSSA MÃE SANTÍSSIMA, sempre aponta o Olhar para o SEU FILHO, convidando-nos a dar testemunho DELE, seguindo corajosamente os passos de JESUS. E em todas as oportunidades, nos guia exatamente na direção DELE, a fim de estarmos juntos e permanecermos no Amor do SEU Querido e Amado FILHO JESUS.

Por isso mesmo, nas imagens da SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA, sejam elas de gesso, granito ou simplesmente quadros com moldura e vidro, elas apresentam uma característica interessante que merece ser observada com mais frequência, porque sugere ao cristão fiel, algo muito especial que abraça o sentimento, sempre que nos detemos em admirar a SUA Imagem, com ternura e amor. A face de NOSSA SENHORA se reveste de algo indefinível que de maneira misteriosa, emite um entendimento claro, mas inexplicável, belo, cativante e verdadeiro. Faz compreender uma mensagem, uma recomendação, e até um conselho de MÃE, ao nosso coração. Isto não é imaginação. É realidade, que proporciona bem-estar e orientação no caminho existencial.

Na verdade, todos nós sabemos que o olhar é um órgão extremamente importante e sensível. No dia a dia da humanidade, quantas coisas se podem dizer através de um olhar! Uma manifestação de estima; de encorajamento, de compaixão, de saudade... Mas também através do olhar pode ser manifestado censura, contra a inveja demonstrada por alguém; pode revelar soberba e até mesmo ódio, por determinados comportamentos humanos. Então, verdadeiramente em muitas ocasiões, um simples olhar diz mais do que muitas palavras; e até podemos acrescentar que o olhar diz aquilo que as palavras não conseguem dizer, por uma infinidade de razões, ou porque não ousam dizer, ou mesmo, porque não tem a coragem de falar.

Mas esta variedade de comportamentos humanos, através do olhar, quer apenas evidenciar que a força do olhar está ligada ao cérebro, e dele, ao coração. Assim para as pessoas que olham com amor e carinho, e quer apreciar a imagem da SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA, sem a menor dúvida, elas também terão a nítida certeza de que a MÃE SANTÍSSIMA da mesma forma estará olhando para cada uma delas em particular. E por ser a VIRGEM MÃE tão querida e amada, nos olha como uma verdadeira e protetora MÃE. NOSSA SENHORA nos olha com um olhar repleto de ternura, pleno de misericórdia e transbordante de incalculável Amor. Por que foi assim também, que ELA, a nossa tão querida e amada MÃE SANTÍSSIMA, em todos os momentos da SUA Vida, sempre olhou para o SEU DIVINO e tão Amado FILHO JESUS.

As pessoas, nos seus afazeres quotidianos, muitas vezes possuem trabalhos exaustivos que lhes causam no final de cada dia ou da semana, grande desgaste físico e mental, pela sequência dos problemas; em muitas oportunidades o trabalho causa até tristeza, por não ter alcançado os seus objetivos daquele dia, ou daquela semana ou da quinzena; e também, em muitas outras ocasiões, o trabalho pode causar um abominável desanimo pelo excesso do cansaço que produz, e não ser recompensado por sua dedicação; e assim, não tendo nem a oportunidade de receber o carinho de uma palavra amiga e fraterna, para amenizar as suas dores e desapontamentos, muitas pessoas sofrem. O cansaço físico além de incidir sobre diversas regiões do organismo, também rouba a tranquilidade e a paz no coração. É nestas ocasiões que se faz necessária a devoção espiritual das pessoas. A oração de um modo geral, quando rezada com fé e disposição, é a força mais poderosa e capaz que se realiza num curto espaço de tempo, proporcionando à necessária tranquilidade e a paz espiritual. Esta paz incidirá sobre todo o organismo, neutralizando as amarguras, os aborrecimentos e desgastes. E isso acontece, em todas as iniciativas honestas e adequadas, que ensejam a procura de nossa MÃE SANTÍSSIMA. Isto porque, NOSSA SENHORA carinhosamente sempre responderá ao afeto de todas as orações feitas com amor e ternura, infundindo paz, coragem e um especial carinho nos corações que suplicam.

As providências devem ser realizadas com convicção. Por exemplo, na sala, ou no quarto das residências, de um modo geral, sempre são encontradas as imagens ou quadros da SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA. Então, no momento ideal, com bastante carinho e fé no coração, aproximem-se da imagem de NOSSA SENHORA. Na tranquilidade e na paz do seu lar, coloque uma cadeira bem nas proximidades DELA e reze uma AVE MARIA, calmamente, sem pressa, olhando para ELA, como se estivesse conversando com a nossa querida e amada MÃE SANTÍSSIMA. Com plena certeza, aquele ou aquela, que assim proceder, com o coração cheio de amor suplicando o carinho e o consolo de NOSSA SENHORA, logo sentirá no âmago da sua alma, as palavras da SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA, que inundarão a sua existência. Até podemos imaginar o lindo conselho de NOSSA MÃE SANTÍSSIMA:

- “Coragem, filho ou filha, EU estou sempre aqui. Seja perseverante e fiel na luta de cada dia. NOSSO SENHOR recompensará o seu empenho. Reze sempre o seu Terço.”

NOSSA SENHORA nos conhece muito bem, ELA é a nossa SANTA MÃE, e sabe quais são as nossas alegrias e as nossas dificuldades, as nossas esperanças e as nossas desilusões. ELA conhece os nossos cansaços e as nossas intranquilidades, do mesmo modo que sabe como sentimos o peso das nossas fraquezas e dos nossos pecados. Assim, mais do que nunca, principalmente nestes momentos, ELA deve ser procurada, porque sendo ELA nossa MÃE, com certeza, a SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA irá proporcionar o conselho próprio para aquele momento da nossa vida. ELA poderá dizer a cada um de nós:

- “Levanta-te, filho ou filha, vai à Igreja e se confesse com um Sacerdote. Ele irá purificar a sua alma, limpando os seus pecados. Reze a penitência que Ele mandar diante do MEU FILHO JESUS que está lhe esperando no Sacrário. Depois, durante a Santa Missa, receba o MEU AMADO FILHO JESUS na SAGRADA EUCARISTIA. A paz voltará ao seu coração e a sua vida, e o meu amor acompanhará os seus passos”.

Verdadeiramente NOSSA SENHORA está sempre presente na vida de todos nós. ELA se preocupa com todos os seus filhos, porque ELA quer o nosso bem-estar, e deseja que um dia, também estejamos na eternidade feliz, junto a SANTÍSSIMA TRINDADE, junto DELA, dos ANJOS e de todos os SANTOS, na glória eterna.

Então, não tem sentido, um cristão sincero e praticante se desesperar, diante de acontecimentos que surgem no quotidiano do trabalho, ou no seu próprio lar. Existem pessoas boas e más. Ninguém tem a capacidade de descobrir o interior dos outros. Por essas razões, o bom senso, a paciência e o equilíbrio emocional devem ser cultivados em todas e quaisquer circunstâncias, porque sem dúvida, através deles receberá uma ajuda preciosa e infalível.

MARIA, quando era jovem mulher, ao longo da sua existência sempre amou DEUS PAI. Frequentava a Sinagoga dos judeus, e sempre, avidamente procurava e lia os pergaminhos com as histórias bíblicas, que descrevia o caminho dos Profetas, as suas atividades e os seus contatos com DEUS PAI. ELA ficava inundada de amor e de uma felicidade imensa no CORAÇÃO.

Nascendo JESUS, o FILHO DE DEUS, por Obra do DIVINO ESPÍRITO SANTO, SUA vida se concentrou nos cuidados e no desenvolvimento DELE, de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. MARIA mantinha viva em SEU Coração a certeza consciente e absoluta, de que AQUELA MARAVILHOSA CRIANÇA era o SEU FILHO E O SEU DEUS.

JESUS cresceu, e se fez homem. Certo dia, no inicio da SUA Missão, foi convidado para as Bodas de um Matrimônio, em Cana da Galiléia, no qual também estava presente SUA MÃE, e também alguns Discípulos e muitos amigos do casal nubente. Mas logo no início da festa, o vinho acabou. Ao pedido da SUA MÃE, JESUS realizou o primeiro milagre. Quando ELE mandou os serventes encher as talhas com água e levá-las ao mestre da cerimônia, os servos ficaram parados cheios de dúvida... (Acabou o vinho e ELE nos manda levar água para o mestre?) SUA SANTA MÃE MARIA, percebendo o fato, estimulou os serventes a executar a ordem que JESUS lhes transmitira, dizendo-lhes uma frase que é um verdadeiro ensinamento para a vida de todos nós: “FAZEI TUDO O QUE ELE VOS DISSER”. São palavras vivas e decisivas, palavras de confiança e amor, que servem de modelo ao comportamento humano, daqueles que crêem e amam DEUS, e querem servi-LO com dedicação. O resultado foi maravilhoso! Os serventes encheram com água as talhas de pedra que eram usadas para limpeza das mãos, conforme o rito de purificação dos judeus, e as levaram ao mestre-sala, que ao provar, constatou a realidade do admirável vinho que as talhas continham. (Jo 2, 2-11)

No momento da Cruz, no Calvário, ELA acompanhada das Santas Mulheres e alguns Discípulos, sofria as dores da angústia, da insensatez, da covardia, da desumana selvageria da flagelação, e das terríveis dores de JESUS Crucificado preso a sua Cruz. Triste, MARIA ouvia as últimas recomendações do SEU DIVINO e AMADO FILHO, nas SUAS últimas Palavras, quando ELE anunciava o SEU derradeiro Testamento. JESUS, cheio de amor, muito compenetrado apesar de SUAS dores, vendo SUA MÃE e, perto DELA, o Discípulo (São João Evangelista) a quem ELE amava, disse à SUA MÃE: “Mulher, eis o TEU filho!” Depois disse ao Discípulo:“Eis a TUA Mãe!” (Jo 19,25-27)

Estas palavras de JESUS têm um significado muito profundo, sobretudo demonstram a grandeza infinita do SEU DIVINO AMOR por todos nós. Num gesto de extremoso carinho, nos últimos momentos da sua existência terrestre, completou de modo admirável a SUA Maravilhosa Missão, determinando que João Evangelista, o Discípulo amado, ali representasse a humanidade de todas as gerações, a humanidade que ELE sempre amou e “por quem”, derramava o SEU SAGRADO E PRECIOSO SANGUE. E como atitude derradeira, entregou a sua QUERIDA e AMADA MÃE para ser a MÃE ESPIRITUAL dessa “mesma humanidade”, para nos proteger, guiar e nos ajudar em todas as necessidades da vida, a fim de, com a preciosa AJUDA DELA, cada um conseguisse realizar de modo completo o projeto da sua existência e alcançasse a eternidade feliz.

E assim, NOSSA SENHORA que sempre ajudou a todos que suplicavam o SEU auxilio, pelo SEU admirável e misericordioso CORAÇÃO, agora, como NOSSA MÃE SANTÍSSIMA,“oficialmente consagrada” pela bondade indizível de JESUS, SEU DIVINO FILHO, nos últimos momentos de SUA vida na CRUZ, com a maior amplidão da SUA dedicação, passou a socorrer a todos que buscam a SUA tão querida e preciosa proteção.

Isto porque, a SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA desde o início da SUA Vida nos ensinava a olhar para o Céu e a suplicar a infinita bondade Divina. No dia da Anunciação, quando ELA soube pelo Arcanjo que sua prima Isabel, estava grávida pela Vontade de DEUS, preparou-se para viajar e auxiliar a sua parenta. Quando lá chegou a fim de prestar o SEU auxílio, SUA Prima Isabel veio ao seu encontro, repleta de alegria e exclamou: “Bendita és TU entre as mulheres, e bendito é o fruto do TEU Ventre! Donde me vem que a MÃE do MEU SENHOR me visite? Pois quando a TUA saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria em meu ventre. Feliz a que acreditou, pois o que LHE foi dito da parte do SENHOR (DEUS PAI através do Arcanjo Gabriel) será cumprido!”

Sim, MARIA, NOSSA SENHORA é bem-aventurada pela sua imensa fé em DEUS, pois o OLHAR do SEU CORAÇÃO, sempre se mantinha fixado em DEUS PAI; fixado depois no FILHO DE DEUS que carinhosamente trouxe em SEU Ventre. E assim, quando JESUS nasceu e cresceu, MARIA mantinha SUA Atenção e SEUS Cuidados NELE. Apreciou em diversas oportunidades, JESUS pregando Sermões, abrindo os corações do povo para conhecerem o DEUS da Vida, e compreenderem a verdade da existência, o cultivo do amor, da paz e da felicidade.

Também, passou por dores e cruzes da sua vida, quando ELA triste, e derramando muitas lágrimas, também contemplou o SEU QUERIDO e AMADO FILHO na Cruz. E ali permaneceu até o final, até o integral cumprimento da Missão Existencial do FILHO DE DEUS. Depois, quase sem forças, acompanhou o féretro e viu quando sepultaram o SEU DIVINO e AMADO FILHO JESUS na rocha mortuária.

Após a Ressurreição do SENHOR, repleta de felicidade, acompanhou a expansão das Comunidades Cristãs em muitos lugares, e nas reuniões entusiasmadas dos cristãos, na Celebração da Fração do Pão, e também na Adoração do SANTÍSSIMO SACRAMENTO. NOSSA SENHORA, para alegria de todos, às vezes falava algumas palavras, realçando sempre o imenso e perfeito Amor de SEU DIVINO FILHO, por cada um de nós. Nossa SANTÍSSIMA MÃE poderia falar assim: “Olhem para o MEU FILHO JESUS, e mantenham os olhos fixos NELE, procurem escutá-LO, falar com ELE. Mesmo estando oculto, ELE olha para cada um de vocês com Amor... Permaneçam sempre olhando na Face do MEU FILHO JESUS e peçam-LHE com decisão e vontade forte: o Amor, o Respeito, o Trabalho, a Dignidade e a Paz Espiritual na Vida. Mostrem Coragem e Decisão, porque ELE Ama cada um de vocês bem antes de vocês terem nascido, não apenas com Palavras, mas com a SUA Própria Vida.”

Naquela época, principalmente os APÓSTOLOS buscavam sempre estar próximos da MÃE DE JESUS, pois queriam a companhia DELA, e sempre solicitavam os conselhos e as sugestões que a MÃE lhes concedia. Por outro lado, quando uma oportunidade era mais favorável, eles suplicavam a MARIA, NOSSA SENHORA que lhes contassem fatos e acontecimentos da vida de NOSSO SENHOR, assim como os hábitos que ELE cultivava em casa, e quais eram as SUAS preferências... Eram de fato verdadeiras lições de amor, repletas de muita ternura e envolvidas com um profundo sentimento de saudade. Todas as vezes que NOSSA SENHORA descrevia para os APÓSTOLOS, os belos costumes do SEU QUERIDO E AMADO FILHO JESUS e como ELE gostava de organizar e fazer as SUAS coisas em casa, ELA ficava muito triste, verdadeiramente muito saudosa. No final da narrativa ELA sempre tinha que suspirar forte e prender a respiração, tentando com este artifício segurar as belas e volumosas lágrimas que logo brotavam dos SEUS LINDOS OLHOS, e que ligeiras percorriam a SUA FACE emocionada, e caiam no chão.

O exemplo de NOSSA MÃE SANTÍSSIMA sempre constituiu sugestão e estimulo para a vida de todos nós. Assim, olhando para a imagem de NOSSA SENHORA, busquemos carinhosamente com a força do coração e da mente conversar com ELA e suplicar a SUA preciosa e tão querida ajuda. Lembre-se sempre, que conversar com a MÃE SANTÍSSIMA é conversar com a NOSSA QUERIDA E AMADA MÃE DE NOSSO DEUS.

 

PRÓXIMA PÁGINA

PÁGINA ANTERIOR

RETORNA AO ÍNDICE