“BASÍLICA DE LORETO”

 

MUDANÇA DE ENDEREÇO

Após ter ficado por mais de três anos na cidade de Trsat (Tarsatica), um novo milagre aconteceu. No dia 10 de dezembro de 1294, a casa milagrosamente levantou vôo rumo ao mar Mediterrâneo e foi parar nos bosques de Loreto, próximo a Recanati, na Itália. Então os fiéis se lembraram de uma profecia de São Francisco de Assis:"Loreto será um dos locais mais sagrados do mundo. Lá será construída uma Basílica em honra a Nossa Senhora de Loreto". E de fato, foi construída uma bela Basílica guardando em seu interior a “CASA DA SAGRADA FAMÍLIA”.Também encomendaram uma nova imagem de “NOSSA SENHORA DE LORETO” em homenagem aos muitos milagres que ELA sempre intercedeu e alcançou de DEUS para o povo, ao longo dos anos.

Colocaram essa imagem morena de "NOSSA SENHORA DE LORETO", no Altar Principal da Nova Basílica. Esta Nova Basílica tornou-se um dos maiores "Santuários da Europa", e foi consagrado em homenagem a "NOSSA SENHORA DE LORETO "

 

COMPROVAÇÃO DO MILAGRE

Vários estudos foram feitos a pedido da Igreja, envolvendo especialistas, engenheiros, arquitetos, físicos, historiadores e estudiosos. O espanto e a admiração sempre foram grandes, pois quanto mais eles estudavam e pesquisavam, mais se comprovava a Verdade, de que um grande Milagre aconteceu envolvendo esta “Preciosa Residência”. A seguir as impressionantes conclusões a que chegaram os especialistas:

AS CONCLUSÕES

1. A casa está diretamente sobre o chão, sem nenhuma broca, sem uma base que a sustente, permitindo inclusive livremente passar uma barra de ferro em baixo dela, sem qualquer resistência.

2. As pedras de que é feita não existem na Itália, somente na Palestina, na região de Nazaré.

3. A porta é de cedro, madeira que não existe na Itália, sendo encontrada na Palestina.

4. O cimento usado na liga da argamassa para fixar as pedras nas paredes contém sulfato de cálcio e pó de carvão, muito usado na Palestina e também, no tempo de JESUS, mas é uma mistura totalmente desconhecida na Itália.

5. As medidas da casa nos bosques de Loreto na Itália são exatamente idênticas às da base que permaneceu em Nazaré.

6. A casa é pequena, mostrando a simplicidade da Sagrada Família, porem bem organizada, com arquitetura simples conforme adotava o povo na época de JESUS.

 

A NOVA BASÍLICA DE LORETO

Foi construída com o necessário interesse e a maior pressa desejada. É uma estrutura com estilo gótico tardio, o mais usado na Europa, com aspecto bem atraente e uma imponente fachada. Tem um campanário muito bonito e com boa altura, que logo chama a atenção. Ele é denominado"torre sineira".,No meio da escadaria de aceso foi colocada uma imagem de bronze da “SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA”,com o"MENINO JESUS"ao colo, formando uma imagem bem bonita e com caprichado acabamento. Para acessar o interior da Basílica, existem três soberbas portas de bronze, bem trabalhadas e em relevo. No interior da BASÍLICA, o espaço é grande e agradável, onde se destaca a"CASA DA SAGRADA FAMÍLIA" vinda de Nazaré; e no acabamento interior existe lindos mosaicos no forro, além de uma agradável pintura dos afrescos, das paredes e do teto. Foram colocadas inclusive em pontos estratégicos do templo, uma quantidade notável de estátuas de Santos, bem trabalhadas e com delicados acabamentos.A "BASÍLICA" é verdadeiramente uma admirável Obra Prima, realizada com cuidado e competência por renomados artistas, que se empenharam em fazer o melhor.

 

A CASA DA SAGRADA FAMÍLIA

É uma atração especial e o maior centro de peregrinação que se pode imaginar, recebendo turistas do mundo inteiro e visitantes locais com uma frequência admirável. É uma residência com um único piso de pedra, e com as seguintes dimensões: 8,50 metros de comprimento, 3,80 metros de largura, e 4,10 metros de altura. Tem uma Porta e uma Janela. Para melhor protegê-la, as autoridades Diocesanas cercaram a"CASA",com uma construção maior, recoberta com mármores bonitos e trabalhados, com portas de acesso e janelas necessárias a ventilação, facilitando a visita do público. No interior da “CASA DE NAZARÉ”,tem um quadro com "SÃO JOSÉ" e uma imagem de "NOSSA SENHORA" com o "MENINO JESUS" ao colo.O visual é muito bonito sendo apreciado por todos que visitam o local. Também o respeito e a curiosidade do povo, permanecem bem visíveis. Muitos pessoas inclusive, se manifestam dizendo que aquela visita, é como se fosse realmente a manifestação de um sonho, pois ali estavam realmente diante do maravilhoso local onde viveu a nossa querida e amada"MÃE SANTÍSSIMA", e onde também cresceu e viveu o "FILHO DE DEUS".Por tudo isso, as pessoas saem felizes, com os olhos rasos de lágrimas e com uma alegria muito maior que envolve a alma e aperta o coração

 

PORQUE NOSSA SENHORA É AMADA POR TODOS

“JESUS” morrendo crucificado encerrou a "SUA Gloriosa e Admirável Missão"Redentora" em benefício de todos nós, e concluiu também o "SEU Precioso e Misericordioso Testamento", deixando-nos "SUA Querida e Amada MÃE SANTÍSSIMA",para ser também a "Nossa Querida e Amada MÃE ESPIRITUAL", sempre disponível e atendendo a todos os seus filhos, que necessitam e buscam a,"SUA" tão querida e especial proteção."NOSSA SENHORA"que sempre se revelou amorosa e preocupada com o bem-estar do"SEU FILHO JESUS",agora, na eternidade estando sempre ao lado"DELE", ampliou a "SUA"dedicação a todos os"SEUS Filhos Espirituais" que sempre procuram e buscam a preciosa e infalível proteção do"SEU maravilhoso AMOR DE MÃE"E"ELA",a nossa querida e amada"SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA"sempre atenciosa e disponível, abraça espiritualmente os "SEUS Filhos",que necessitam de proteção e amparo, a fim de vencerem as dificuldades do quotidiano. ELA é a MÃE sempre presente que cura todas as feridas, todas as desavenças e coloca, tanto no homem como na mulher que precisam e buscam, o vigor de uma fé corajosa e decidida, escancarando uma disposição amorosa efetiva no caminho da sua existência, inspirados sempre no bom exemplo, e na consciência dos ensinamentos do"FILHO DE DEUS".

Em muitas oportunidades,"ELA"pressentindo os ataques do maligno, logo se antecipa para nos defender, mesmo sem o nosso conhecimento,e até, em alguns casos, utiliza o auxílio dos ANJOS, defendendo todos os"SEUS FILHOS"contra os perigos e as tramas diabólicas do maligno. Por isso mesmo, em todas as ocasiões, a“SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA”recebe uma atenção especial e calorosa de seus filhos que a amam. Sempre com muita alegria, homens, mulheres e jovens buscam homenageá-la com dedicado amor, rezando orações, cantando músicas, rezando o Rosário, as Ladainhas, numa homenagem sincera e amorosa com prazer e gratidão, a"MÃE ATENCIOSA E PREVIDENTE",que verdadeiramente "SEMPRE FOI, E CONTINUA SENDO A MESMA, EM TODAS OCASIÕES" apesar de nossos muitos pecados.

 

A LADAINHA OU LITANIA

A "Ladainha ou Litania de Loreto" é famosa no mundo inteiro, inclusive no Vaticano. Ela foi criada pelo Cardeal Savelli quando a “CASA DA SAGRADA FAMÍLIA”chegou a Loreto. Assim na continuidade, as autoridades religiosas do local decidiram estabelecer a norma de realizar diariamente a Oração da Litania de Loreto na Basílica Nova, e o procedimento agradou a todos. Inclusive, o próprio Magistério Eclesiástico recomendou a prática de ser rezada diariamente a Ladainha, por ser uma grande manifestação carinhosa e amorosa, dedicada a"NOSSA SENHORA MÃE DE DEUS". As Litanias ou Ladainhas são antigas no mundo cristão. Antes de existir a “Litania de Loreto em homenagem a SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA”,bem antes do século XV, já existia uma Ladainha em homenagem a “MARIA, NOSSA SENHORA”, em gaélico, praticada pelos povos de origem celta, da Irlanda e da Escócia, provavelmente no século VIII, em que as invocações eram muito longas, bem mais longas do que as da Litania de Loreto.

A verdade é que a Litania de Loreto por ter sido sempre rezada na “NOVA BASÍLICA SANTUÁRIO”em Loreto, tornou-se conhecida mais do que qualquer outra oração. O texto foi levado há vários países da cristandade, e assim, essa veneração a “MÃE DE DEUS”,passou a ser praticada em muitos países cristãos.

Em Roma, a Ladainha de Loreto foi introduzida na “Basílica di Santa Maria Maggiore” pelo Cardeal Francesco Toledo em 1597; em 1613, o Papa Paulo V ordenou que fosse cantada naquela Igreja, de manhã e à noite, aos sábados e nas vigílias e festas da Madonna (NOSSA SENHORA). Como resultado desse exemplo, a Litania de Loreto começou a ser usada, e ainda é muito usada, em todas as Igrejas de Roma. A ordem Religiosa Dominicana, no capitulo geral celebrado em Bolonha em 1615, ordenou que fosse recitada em todos os Conventos da Ordem, sempre após o Oficio aos sábados, depois de rezado o habitual “Salve Regina”.Foi mais uma demonstração carinhosa à “MÃE DE DEUS”.

A Litania de Loreto dedicada a“SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA” foi incluída pela primeira vez no Ritual Romano em 1874, como um apêndice. Para conhecimento e prática de todos que amam "NOSSA SENHORA", apresentaremos a seguir a Ladainha criada pelo Cardeal Savelli.

 

A LITANIA DE LORETO (LADAINHA)

Trata-se de uma longa série de invocações a"NOSSA SENHORA", caracterizada por louvores e súplicas a nossa querida e amada "MÃE DE DEUS". As invocações são curtas e tem duas partes: a primeira de louvor (Virgo clemens), a seguinte de súplica (Ora pro nobis),(Reze por Nós) ou (Rogai por Nós).

A LITANIA:

Santa Maria--rogai por nós,            I     Santa Mãe de DEUS rogai por nós

Santa Virgem das Virgens--idem    I     Mãe de CRISTO - idem,

Mãe da Igreja –-idem                      |     Mãe da Misericórdia - idem

Mãe da Graça Divina – idem          |     Mãe da Esperança – idem

Mãe mais Pura – idem,                  |     Mãe mais Casta – idem,

Mãe Inviolada – idem,                    |     Mãe Imaculada – idem,

Mãe muito Amável – idem,             |     Mãe Admirável – idem,

Mãe da Ajuda Perpétua – idem,     |     Mãe do Bom Conselho – idem,

Mãe do Nosso CRIADOR – idem,   |     Mãe do Nosso SALVADOR – idem,

Virgem mais Prudente – idem,        |     Virgem Venerável – idem,

Virgem mais Renomada – idem,      |     Virgem mais Poderosa – idem,

Virgem Misericordiosa – idem,        |     Virgem Fiel – idem,

Espelho da Justiça – idem,             |     Sede da Sabedoria – idem,

Navio de Honra – idem,                   |      Vaso Singular de Devoção – idem,

Rosa Mística – idem,                       |     Torre de David – idem,

Torre de Marfim – idem,                  |     Casa de Ouro – idem,

Arca da Aliança – idem,                  |     Portão do Céu – idem,

Estrela da Manhã – idem,               |     Saúde dos Enfermos – idem,

Refúgio dos Pecadores – idem,     |     Consolo de Migrantes – idem,

Consoladora dos Aflitos – idem,    |     Auxílio dos Cristãos – idem,

Rainha dos Anjos – idem,              |     Rainha dos Patriarcas – idem,

Rainha dos Profetas – idem,          |     Rainha dos Apóstolos – idem,

Rainha dos Mártires – idem,          |     Rainha dos Confessores – idem,

Rainha das Virgens – idem,           |     Rainha de todos os Santos – idem,

Rainha concebida sem Pecado Original – idem,     |   Rainha Assunta aos Céus – idem,

Rainha do Santíssimo Rosário – rogai por nós,      I   Rainha das Famílias – rogai por nós,

Rainha da Paz – rogai por nós.  

      

 

-PRÓXIMA PAGINA

-PAGINA ANTERIOR

- RETORNA AO ÍNDICE