PRELÚDIO
A emocionante vida do Padre Maximiliano Maria Kolbe é descrita nestas páginas Web, pela alegria que sentimos de colocar em evidência, a grandeza de um amor puro e dedicado, revestido de uma santidade admirável e impressionante, que sobressai e se destaca ao longo de sua existência, sem alterar suas feições pessoais e sem modificar sua cativante personalidade. Padre Kolbe, foi um sacerdote polonês franciscano conventual, que como as estrelas cintilam nas noites no firmamento celeste mostrando a sua luz tão distante, deixou um rastro luminoso, muito brilhante, atraente e corajoso. Falou pouco das coisas do cotidiano, mas muito, do amor e do carinho da VIRGEM IMACULADA por cada um de nós. Deu exemplos de vida tão magníficos e de dimensões tão incalculáveis, que os valores devem margear os limites do infinito, quando por sua própria e especial vontade procurou viver como CRISTO queria, para a maior honra e glória de DEUS PAI CRIADOR.
Aqui são lembrados os acontecimentos de sua infância, a inesquecível e preciosa visita da MÃE DE DEUS, os seus sonhos de jovem como Seminarista Franciscano na Polônia, a continuação e o aperfeiçoamento de seus estudos em Roma, sua vitoriosa ordenação sacerdotal, e o grande projeto de sua vida: “A MILÍCIA DA IMACULADA”, uma Congregação de pessoas decididas e fieis a serviço de DEUS.
Também são lembradas as dificuldades que ele e seus companheiros de fundação encontraram para enfrentar e combater a terrível maçonaria, que naqueles anos, atacava frontalmente a Igreja e o Catolicismo.
Por outro lado, aqui é colocado em realce o seu espírito missionário, que buscou implantar “O EXÉRCITO DA IMACULADA” em outros países, atravessando os mares e alcançando outras terras, com costumes e idiomas diferentes, onde sobressaiu de modo notável e singular, a sua inteligência e o discernimento pessoal, assim como o precioso e sempre presente auxílio Divino, ajudando e estimulando, a fim de que fosse possível alcançar êxito nas articulações e providências necessárias, mesmo sem conhecer o idioma dos países visitados.
Com a eclosão da Segunda Grande Guerra Mundial foi preso pelos Nazistas, que temiam a sua notável influência sobre as populações, pela notável e valiosa divulgação de seus escritos e da Revista da Milícia Imaculada.
E no Campo de Concentração de Auschwitz, para onde foi mandado, apesar do duro trabalho e dos maus tratos, Padre Kolbe conseguiu exercitar junto aos seus companheiros de infortúnio, um apostolado incansável da oração e da penitência, atendendo a confissão sacramental ao longo de longas madrugadas. Os penitentes cheios de fé se rastejavam na escuridão dos amplos dormitórios até a sua cama, e Padre Kolbe muitas e muitas vezes, confessou os seus companheiros até quase o raiar do dia.
E para coroar de maneira admirável a sua existência, ele revelou no abominável Auschwitz uma heróica e singular caridade, quando o Comandante Nazista escolheu entre os prisioneiros, dez infelizes para morrer impiedosamente de fome no terrível “bunker”. Padre Kolbe corajosamente assumiu e substituiu um prisioneiro escolhido para morrer, justamente àquele que chorava e suplicava misericórdia, por que tinha esposa e filhos para criar. Corajosamente entregou a sua vida por amor, para salvar um homem que não conhecia, mas que tinha esposa e filhos.
No mundo violento e individualista que vivemos o exemplo do Padre Maximiliano Maria Kolbe paira no espaço como um modelo luminoso, admirável e impressionante, como uma súplica ao coração dos homens e das mulheres de boa vontade, convidando a humanidade inteira a cultivar o amor em todas as suas dimensões, com o objetivo de que existam harmonia e alegrias no viver, e o quotidiano seja cada vez mais colorido, pintado na paz, com as cores das emoções e dos bons acontecimentos de cada dia.
A Milícia da
Imaculada tem Casas em quase todos os países Católicos do mundo. Nelas,
extraímos o conteúdo destas páginas e as fotografias que ilustram os textos,
apresentando imagens de muitos acontecimentos.
Também foi consultado o livro:
“O SANTO QUE ESTEVE NO INFERNO” (A Vida de São
Maximiliano Kolbe) escrito pelo Padre Ivo Montanhese, CSsR, publicado pela Editora
Santuário. Para quem deseja conhecer em profundidade a grandeza e as minúcias dos
suplícios enfrentados pelo Padre Kolbe, este mencionado livro oferece uma grande
riqueza de detalhes.
APOSTOLADO DOS SAGRADOS CORAÇÕES
http://www.apostoladosagradoscoracoes.com/