“O MARAVILHOSO
PILAR DE LUZ”
Naquele mesmo momento em que Tiago conversava com seus Discípulos, apareceu no Céu por cima Dele, um esplendor admirável: Anjos alegres e sorridentes entoando um magnífico e belo canto, ao mesmo tempo em que transportavam uma Coluna Resplandecente, que da sua base projetava um raio fino de luz sobre um determinado local no terreno bem próximo, poucos passos distante de onde ele se encontrava, como se estivesse indicando o lugar onde ela, aquela Coluna Resplandecente, ia ficar. O Apóstolo estava embevecido com aqueles acontecimentos e permaneceu ajoelhado. A Coluna tinha um brilho avermelhado, com boa altura e largura suficientemente delgada, com pouco mais de um palmo, terminando na sua parte superior com um lindo lírio tendo suas pétalas de luz abertas, que raiava lindas cores em direções diferentes. Uma em direção a Compostela, as outras também amplas e luminosas indicavam regiões mais próximas. Mas era um conjunto harmonioso composto com admiráveis pétalas multicores. E assim, aquela esplendida Coluna transportada pelos Anjos desceu delicadamente até o solo, naquele local previsto. E de repente, no momento seguinte, transportada por uma delicada e formosa nuvem, vinha de Jerusalém a SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA que desceu suavemente sobre aquelas pétalas luminosa encima da Coluna Resplandecente... NOSSA SENHORA como sempre, estava linda! Vestida com um longo branco, de um tecido com um brilho impressionantemente mais belo e suave que aquele da seda branca, cobrindo até os Seus Pés. Tinha um véu branco na cabeça e mantinha as Mãos postas, e os Pés delicados descansavam sobre as cinco pétalas multicores da flor de lírio.
Admirado e repleto de felicidade Tiago permanecia ajoelhado, e olhando para NOSSA SENHORA... Assim recebeu interiormente a ordem de construir naquele local um Templo, onde a intercessão de MARIA aconteceria, e ali havia de se firmar como uma indestrutível Coluna, até a consumação dos Tempos. Disse nossa MÃE SANTÍSSIMA: "A coluna permanecerá neste lugar até o fim do mundo".
Em seguida, a MÃE DE DEUS com um olhar tranquilo e com palavras suaves lhe anunciou que, depois de construir a Igreja em Zaragoza, ele devia voltar a Jerusalém. Com estas palavras a SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA despediu-se e a nuvem que trouxe a MÃE, envolveu a Coluna e NOSSA SENHORA nela foi se elevando gradativamente, retornando a Sua residência em Jerusalém. Naquele momento, Tiago levantou-se e chamou os discípulos que também tinham visto a luz, e correram para junto dele. Ele então lhes comunicou toda aquela maravilhosa Aparição da MÃE DE DEUS. Todos repletos de muito amor, seguiam com os olhos aquele admirável esplendor que ia desaparecendo nas nuvens do Céu.
MISSÃO DIVINA NA GALÍCIA
A primeira providência de São Tiago foi arranjar um local absolutamente seguro para guardar aquela especial “Coluna de Jaspe”que além de ser uma preciosa relíquia, testemunhava materialmente a visita de NOSSA SENHORA. Depois, ele se reuniu com as pessoas que mais se destacavam pelo conhecimento e interesse na evangelização, elegendo o Chefe e os Auxiliares Responsáveis, homens e mulheres que iam atuar em posições definidas auxiliando-se dedicadamente, a fim de que fosse continuada no mesmo ritmo a Obra Missionária em Zaragoza. A seguir, partiu com cinco de seus Discípulos para a nova Missão. Ele estava preparado para enfrentar e superar com garra e entusiasmo, todas as dificuldades que por certo iriam surgir, porque era a Vontade Divina que a Galícia fosse evangelizada.
De fato, desde o inicio, a Nova Missão apresentava características diferentes, que exigiam maior aplicação, assim como um empenho mais meticuloso, devendo ser reunido grupos de famílias, a fim de possibilitar efetivos e apreciáveis sucessos. Também a exemplo de outras localidades, Tiago com a ajuda do povo, conseguiu construir pequenas Capelas em várias localidades. Aquele espaço servia não só para as orações, mas também para ele se reunir com os grupos de missionários, onde combinavam esquemas de atuação e de trabalho, administrando desse modo, as instruções necessárias no sentido de possibilitar aos grupos missionários uma eficaz execução na região que cada equipe ia atuar.
Todos os grupos religiosos sempre se mostravam assíduos aos ensinamentos do Apóstolo e dos Discípulos, exercitando com fidelidade a comunhão fraterna, estendendo as mãos e sempre socorrendo os mais necessitados, além de cultivarem um espírito aberto, sempre pronto a servir materialmente. Na fração do pão e nas Orações, era observado um respeitoso silêncio, fazendo compreender através das palavras, um honesto e profundo respeito à dignidade da presença do DEUS da Vida.
Tiago orientou e preparou de tal modo aquelas pessoas, que de modo brilhante e fervoroso, pregavam o Evangelho com entusiasmo, fazendo nascer e crescer, uma fé forte e preciosa no coração de muitos cristãos. Tanto os homens como as mulheres se tornaram verdadeiros missionários, em todas as cidades e locais aonde chegavam, atuando com respeito e muita responsabilidade, ensinando e descrevendo as passagens evangélicas com fervor e autenticidade, e deste modo, prendia a atenção dos presentes e cativava o povo com a verdade cristã. E assim, em cada etapa do trabalho, cientes do dever cumprido, eles revelavam a São Tiago que sentiam uma felicidade imensa no coração. O Apóstolo permaneceu trabalhando firme naquela região e dedicadamente se empenhava, sempre buscando melhores meios e argumentos mais precisos, para criar fortes raízes do ideal cristão. Aproximadamente durante 2 anos ele permaneceu na Galícia e depois, deixando uma excelente equipe em cada cidade, que também funcionava de maneira correta e entusiasmada, decidiu então retornar a Zaragoza com cinco Discípulos.
CONSTRUÇÃO DO TEMPLO
Tiago e os Discípulos foram recebidos em Zaragoza pelos Dirigentes e pelos cristãos de um modo muito carinhoso e especial, com grande alegria e vibrante afeição. Juntos, renovaram o desejo de impulsionar o Cristianismo, fazendo com que a “Religião" fosse verdadeiramente conhecida e amada por todas as pessoas. As reuniões se sucediam em todos os Bairros da cidade. O Apóstolo repleto de amor revelava o seu imenso carinho por cada membro, por cada pessoa, fazendo das celebrações um lindo momento de encontro com DEUS, por suas palavras fervorosas e lindas orações que pronunciava, propiciavam a conversão do coração. E assim, também desde o inicio, deram expansão ao projeto da Igreja, que já adormecia na mente de muitos, inclusive no pensamento do próprio São Tiago, de construir uma linda Igreja dedicada a NOSSA SENHORA. Ninguém se esquecia daquela maravilhosa e suprema visita da MÃE DE DEUS! E por isso mesmo, a bela Igreja que deviam construir, ostentaria uma imagem da SANTÍSSIMA VIRGEM DO PILAR no Altar Principal. Lateralmente imaginaram construir uma Capela especial, também muito bonita, onde deveria permanecer aquela “Coluna Resplandecente” que os Anjos trouxeram da eternidade, e que NOSSA SENHORA a utilizou para dar as mensagens a São Tiago.
E assim aconteceu, aquela pequena e primitiva capelinha nas margens do Rio Ebro foi sendo melhorada e bem edificada com o correr dos séculos, até se transformar na grandiosa Basílica que hoje acolhe todos os fiéis visitantes do mundo inteiro. Com o passar dos séculos, também foi ampliada, ganhou lindas torres e ficou cada vez mais vistosa e bonita. É o centro vivo e permanente das numerosas peregrinações que, de todos os países, vêm rezar e venerar a imagem da SANTÍSSIMA VIRGEM DO PILAR, suplicar saúde e bem estar para as famílias, assim como paz para o mundo inteiro. Numa Capela especial foi colocada a bela COLUNA RESPLANDECENTE, utilizada pela SANTA MÃE, que se tornou um objeto muito precioso, porque é um testemunho da verdade, da inesquecível visita da nossa querida e amada MÃE DE DEUS.