ARMA PODEROSA
ARMA PODEROSA NA GUERRA CONTRA O PECADO
Como dizia São Domingos de Gusmão: "Essa vida é uma guerra recheada de tentação contínua; não temos de combater inimigos de carne e sangue, mas as terríveis e invisíveis potências do inferno. Mas veja bem, se você sente a consciência pesada por pecados cometidos, pegue o seu ROSÁRIO, recite confiantemente os Mistérios que puder sobre a Vida, Paixão ou Glória de JESUS. Tenha a absoluta certeza e confiança de que, enquanto você reza e medita amorosamente o ROSÁRIO, na eternidade o SENHOR mostrará as SUAS SAGRADAS CHAGAS ao SEU PAI ETERNO, e pleiteará em seu favor, e lhe obterá a contrição e o perdão dos seus pecados".
Esta verdade foi confirmada anos posteriores ao bem-aventurado Alano de La Roche. JESUS lhe disse: “Se esses pecadores miseráveis recitassem com frequência o SANTO ROSÁRIO, eles participariam dos méritos da MINHA PAIXÃO, e como SEU Advogado, EU apaziguaria a Justiça Divina do MEU PAI ETERNO”.
NOSSA SENHORA disse ao Padre Alano de La Roche, que a Oração do ROSÁRIO tem um valor imenso: “Depois do Santo Sacrifício da Missa, que é a primeira e mais viva memória da Paixão de JESUS não há devoção mais excelente e mais meritória do que o ROSÁRIO. O SANTO ROSÁRIO é como uma segunda memória e representação da Vida e da Paixão de JESUS CRISTO”.
O Padre Dorland relata que NOSSA SENHORA em 1481 disse ao venerável Cartuxo Domingos de Treves: “Todas as vezes que um fiel em estado de graça, recitar o ROSÁRIO com as meditações dos Mistérios da Vida e da Paixão de JESUS CRISTO, ele obtém plena e total remissão de todos os seus pecados passados”.
NECESSÁRIO A NOSSA EXISTÊNCIA
Enfim, repetindo as palavras de São Luís Maria Grignion de Montfort: "Para receber os benefícios com a Oração, é suficiente possuir a convicção, de que o ROSÁRIO é um manancial caudaloso de graças e um depósito admirável de todos os tipos de bens, porque através dele acontecem realidades incontestáveis":
a) Os pecadores são perdoados;
b) As almas que tem sede de santidade são saciadas;
c) Aos acorrentados ao pecado, se rompem as correntes;
d) A alegria é devolvida aos que choram;
e) Os que são atormentados encontrarão a paz;
f) Os pobres e abandonados encontrarão auxílio;
g) Os religiosos serão reformados;
h) Os ignorantes serão instruídos;
i) Os orgulhosos vencerão o orgulho;
j) As almas do Purgatório terão as suas penas aliviadas pelos sufrágios que ganharão;
NOSSA SENHORA disse ao bem-aventurado Alano de La Roche: “Quero que os devotos do meu ROSÁRIO tenham a graça e a bênção do MEU FILHO: durante a vida, em sua morte e depois da sua morte, e que eles sejam libertos de todos os tipos de escravidões, que eles sejam reis com a coroa sobre a cabeça, o cetro em suas mãos e a glória eterna no Céu. Amém”.
Todavia, importante e importantíssimo, é saber e ter a consciência de que o pecador que não faz penitência, que não busca corrigir os seus erros procurando a conversão do coração, e não se arrepende honestamente dos seus muitos pecados, na verdade, dificilmente alcançará qualquer benefício. Como pode um pecador inveterado, que nunca se interessou em se relacionar com DEUS, inclusive nunca se preocupou nem em agradecer ao SENHOR a sua própria vida, olhar para o Céu e pedir benefícios e favores? O PAI ETERNO só recebe as orações das pessoas que embora "sendo pecadoras", com seus muitos defeitos e limitações, sabem amar a DEUS, sabem ser honestos e reconhecer as suas fraquezas e suas transgressões, e procuram corrigir a sua vida. As fraquezas humanas são toleradas pelo SENHOR e inclusive são perdoadas por ELE, quando os pecadores sinceramente arrependidos, lutam e se esforçam para serem fiéis ao DEUS DA VIDA.
VERDADEIRAMENTE ACONTECEM AS DISTRAÇÕES
Não existe oração mais meritória para a alma, e mais gloriosa a JESUS e MARIA do que o SANTO ROSÁRIO rezado corretamente. Também não há prece que seja mais difícil de rezar, de perseverar orando com absoluta atenção, por causa das distrações que acontecem, naturalmente, em virtude da contínua repetição das orações. Mesmo assim, tenham a plena convicção, de que todo o esforço feito para afastar as distrações e os pensamentos extravagantes, todo o empenho decidido em querer rezar corretamente, alcança graças de DEUS; às vezes a oração se transforma até num combate terrível; porém, é um combate salutar e de valor concreto, porque realizado com energia, na melhor forma possível. Desse modo, mesmo com sofrimento, lutando tenazmente contra as distrações, a pessoa rezando corajosamente o ROSÁRIO, alcançará o CORAÇÃO DIVINO. Por isso lute sempre e com empenho, pois o seu ROSÁRIO será cada vez mais valioso, porque verdadeiramente ele é difícil de ser rezado. E mais, tenham a absoluta certeza: satanás tentará sempre atrapalhar as suas orações de todos os modos. Mas insista, lute e seja fiel.
Se outra pessoa observando a sua fidelidade as orações, lhe perguntar: porque você reza o Rosário todos os dias? Tenha sempre a resposta adequada: “Rezo pedindo a NOSSA SENHORA que interceda junto a DEUS e consiga a conversão do meu coração”. Ou pode responder assim: “Rezo porque quero honrar e manifestar com energia o meu amor a JESUS e a NOSSA SENHORA”. Ou pode responder de outro modo: “Rezo suplicando a conversão e união da minha família”. Ou ainda, pode pensar e falar de outra maneira. Importante, é a pessoa que reza ter a certeza e a plena confiança naquilo que faz. Aquele curioso que pergunta, não conhece o Amor de DEUS, e por isso mesmo, não entende a dedicação e nem o fervor daquele que reza com amor e fidelidade.
O ROSÁRIO também pode ser recitado em conjunto com outras pessoas. Aliás, este modo, sem a menor dúvida, é muito mais eficiente e muito mais terrível ao demônio, porque cria um corpo armado poderoso, pronto para enfrentar o maligno. Ás vezes satanás pode até triunfar sobre a oração de uma pessoa sozinha; mas se diversas pessoas estão unidas em oração, será muito difícil de ele vencer. Um exemplo prático nos ensina que é fácil quebrar um galho de pequena árvore sozinho, mas se unirmos vários galhos formando um feixe, não se poderá mais rompê-lo, não é verdade?
JESUS mandou que rezássemos sempre, e ELE mesmo nos deu o SEU maravilhoso e admirável exemplo, rezando em permanente contato com o PAI ETERNO. O SENHOR nos mostrou a necessidade da oração, por causa das nossas ignorâncias, das fraquezas e atrocidades humanas, somadas as terríveis tentações que são os permanentes inimigos naturais de todos nós. Isto vem nos alertar que não é eficiente e nem se consegue qualquer resultado prático, quem reza o ROSÁRIO somente uma vez por ano, ou uma vez por mês. O absolutamente correto é rezar o SANTO ROSÁRIO todos os dias, sem falhar, como condição certa para alcançar no final da trajetória existencial, a salvação eterna. Essas são palavras de JESUS que todos devem acreditar e praticar, porque são verdadeiras. DEUS quer e tem o maior prazer em nos oferecer e dar, as graças que necessitamos. Todavia, é muito necessário as pessoas, que não permaneçam a distância, e sim que procurem se aproximar do SENHOR, rezar com atenção e fervor, e amorosamente LHE fazer a solicitação desejada. A oração é a nossa conversa com DEUS, e por isso, é recomendável as pessoas que “rezem o ROSÁRIO todos os dias, ou evidentemente, outras orações equivalentes, se assim preferirem”, pois somente será através da Oração que encontrarão a paz interior e a concreta e integral proteção do SENHOR, e de NOSSA MÃE SANTÍSSIMA.
"CONFRARIA DO ROSÁRIO"
Justamente com o objetivo de divulgar o ROSÁRIO, São Domingos de Gusmão, estimulado por JESUS e a VIRGEM MARIA, fundou a CONFRARIA DO ROSÁRIO, que se espalhou por todo o mundo cristão. Com a morte de São Domingos aconteceu um esfriamento na devoção. Mas o bem-aventurado Padre Alano, recebendo o mesmo estimulo Divino e de NOSSA MÃE SANTÍSSIMA, reascendeu a devoção que continua crescendo na atualidade, em face do imenso benefício que ela proporciona aos praticantes, com uma imensidão de graças derramadas na existência de cada pessoa.
A CONFRARIA DO ROSÁRIO é uma instituição formada com a finalidade de reunir pessoas, e juntos, rezarem o SANTO ROSÁRIO, assim como, participarem das homenagens a JESUS e a NOSSA SENHORA, nas Festas e Celebrações.
Acontece que desde aquela época até nossos dias, o intenso desenvolvimento tecnológico que ocorreu no mundo, trouxe também uma grande variedade de dificuldades que incidi sobre as pessoas, e que pelos seus efeitos, mesmo indiretos, presentemente tem impedido, e de certo modo desestimulado, o cultivo fraterno mais ativo e abrangente das "CONFRARIAS". Por sua vez, também as Organizações, embora buscando atender a todos com natural frequência, as tentativas de contatos com os interessados muitas vezes não se frutificam, não sendo eles filiados as Organizações. E isto acontece porque as pessoas não são perseverantes aos compromissos assumidos ou por outros motivos.
Por isso mesmo, é necessário esclarecer, que deve existir nos interessados o necessário respeito e a devida perseverança, objetivando se tornar uma pessoa que quer ser um "Confrade". Se isto não for possível, em virtude de alguma razão, a pessoa mesmo rezando sozinha regularmente o "ROSÁRIO" todos os dias, conforme o desejo de JESUS e de NOSSA SENHORA, receberá da mesma forma, todas as graças e benefícios que são concedidos aos fieis da Oração recitada na CONFRARIA. Significa dizer, que poderão rezar individualmente sem qualquer vínculo com uma Organização, ou poderão formar o seu próprio grupo de pessoas, e juntos rezarem fraternalmente o "ROSÁRIO". Quanto a SANTA MISSA, deverá ser aquela que estão habituados a frequentar, ou seja, a "SANTA MISSA TRADICIONAL", ou a "SANTA MISSA TRIDENTINA" (celebrada em latim, a qual é recomendada pelas CONFRARIAS Organizadas).
Importante é cultivar de maneira piedosa e conscientemente a reza do ROSÁRIO ao longo da existência, por que este é o desejo de nossa querida MÃE SANTÍSSIMA e de JESUS. Mas é bem verdade, que rezar o ROSÁRIO sendo membro de uma CONFRARIA, possibilitará ao Confrade receber os benefícios das suas próprias orações e também, receberá os benefícios das orações rezadas por todos os membros da CONFRARIA.
LEMBRANÇA VALIOSA
É muito importante, aqueles que rezam o ROSÁRIO, assim como os membros da CONFRARIA DO ROSÁRIO ter a intenção de atender aos pedidos de NOSSA SENHORA na Aparição em Fátima, Portugal, no ano de 1917. Naquele tempo, a SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA revelou a Irmã Lúcia que “DEUS dava os dois últimos remédios ao mundo: o SANTO ROSÁRIO e a DEVOÇÃO AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA; e sendo estes, os dois últimos remédios, significa dizer que não haverá outros”.
Evidentemente são "remédios", que são poderosos antídotos para a terrível crise sem precedentes, que afeta atualmente a Igreja e o mundo. Assim, a via de salvação que DEUS enviou aos fiéis para perseverarem na verdadeira fé católica e na vida cristã é a devoção ao "IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA", exercitando e cumprindo as orações nos “cinco primeiros sábados de cada mês”, unida à reza e meditação quotidiana do "TERÇO ou ROSÁRIO".
A devoção cultivada nos primeiros sábados de cada mês, se encontra de maneira clara e bem acessível em nosso Site: “SEGREDOS E MISTÉRIO – NOSSA SENHORA DE FÁTIMA”.
(https://apostoladosagradoscoracoes.angelfire.com/index53.html)
IMENSAS VANTAGENS DO
SANTO ROSÁRIO:
- Antes de qualquer outro “bem”, é importante anunciar a proteção especial da SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA. São inumeráveis os testemunhos que provam as graças e os favores, bem como os milagres obtidos por todos aqueles que cultivam a devoção ao SANTÍSSIMO ROSÁRIO.
- Aqueles que pertencem as CONFRARIAS, além das graças da Oração, tem participação nos bens espirituais acumulados por todos os que pertencem ao Grupo da Confraria, e também em face da Comunhão dos Santos. Aos que não pertencem, e particularmente rezam o TERÇO e o ROSÁRIO recebem os bens e as graças que nossa MÃE SANTÍSSIMA e DEUS derramam carinhosamente aos que cultivam a Devoção, e recebem também os benefícios Divinos pela Comunhão dos Santos (das coisas Santas e das pessoas Santas, em Comunhão com a Igreja da Terra e a Igreja do Céu).
- Todavia, para receber os benefícios do ROSÁRIO, em ambos os casos, são necessários os devidos cuidados na oração: a fim de que seja rezado integralmente (os quatro Terços) todos os dias; e também, que seja rezado sem pressa, sendo meditado conscientemente de acordo com o texto anunciado em cada Mistério.
Pelos benefícios e a quantidade admirável de graças que o "ROSÁRIO" proporciona aos praticantes, o importante é não deixar de rezá-lo, sozinho ou acompanhado, apesar de todas as dificuldades que surgirem, pois com plena certeza, além de colocar uma imensa e agradável paz no coração, além de propiciar imensos benefícios, afugentará satanás e seus asseclas para bem longe.
È VÁLIDO ESCOLHER A
SANTA MISSA?
1 – MISSA TRIDENTINA:
No Concílio de Trento realizado em (1545-1563), entre outros assuntos, o Concílio teve o objetivo de normalizar o Rito da Celebração Eucarística, quando então foi definida a “Prática Litúrgica” para ser realizada em toda Igreja Católica Apostólica Romana Ocidental, utilizando o "Latim" na celebração, porque era o idioma usado universalmente pela Santa Igreja. Como passo seguinte, em 1570 o Papa São Pio V determinou que a Liturgia Oficial permanecesse no Missal Romano, e decretou em 14 de Julho, a utilização do mesmo pela Bula “Quo Primum Tempore”. Assim, a Liturgia da Santa Missa contida no Missal, passou a ser a Liturgia Oficial, denominada “MISSA TRIDENTINA”, porque definida no Concílio de Trento.
2 – MISSA NOVA ou “NOVUS ORDO” (SANTA MISSA TRADICIONAL):
Com o passar dos anos e a crescente evolução tecnológica na indústria, no comércio e na vida humana, a Igreja com o objetivo de facilitar a maior compreensão da Liturgia pelos leigos, inclusive com o objetivo de possibilitar aos fiéis uma concreta participação nas Celebrações Eucarísticas, no ano 1969 o Papa Paulo VI autorizou a tradução do Missal Romano. Com essa decisão, o Pontífice permitiu que a Liturgia Oficial fosse traduzida para o idioma de cada país cristão, e assim, as SANTAS MISSAS passaram a serem celebradas no idioma de cada país, possibilitando o aumento da frequência dos fiéis às Celebrações, amplo entendimento da Liturgia e uma concreta compreensão das Verdades Cristãs.
3 – AS INCOMPREENSÕES DEVEM SER SUPRIMIDAS:
A história guarda e nos mostra, de um modo geral, que todas as transformações ocorridas na humanidade, o entendimento das pessoas sempre segue caminhos diversos, às vezes, com interpretações até não coerentes com a verdade dos fatos. Em consequência, no caso da SANTA MISSA também foi assim, o procedimento foi idêntico, até surgiram atritos e ainda hoje acontecem manifestações de autoridades eclesiásticas sobre a “NOVUS ORDO” (A SANTA MISSA TRADICIONAL, com afirmações que não deviam acontecer, porque não constroem e só ajudam os inimigos da Igreja.
Em 2007, com atitude conciliadora, o Papa Bento XVI por modo próprio “Summorum Pontificum”, autorizou a celebração da Liturgia Tridentina, em ocasiões especiais e bem definidas:
a) Nas Santas Missas particulares celebradas sem a presença do povo.
b)Também nas Paróquias, autorizou celebrar as Santas Missas Tridentinas, sempre que houvesse um grupo de pessoas interessadas em participar das mesmas.
4 – O BOM SENSO DEVE SER CULTIVADO:
A "SANTA MISSA" é o Memorial da Vida, Paixão, Morte e Gloriosa Ressurreição de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, é a verdade inexpugnável e inatacável que alimenta e conserva intacta a fé dos cristãos. A Igreja não cedeu em nada, no seu esforço por manter a "SANTA MISSA" livre de qualquer abuso, de todas as infecções heréticas e banalizações, cuidadosamente fazendo que nela, tudo fosse imperiosamente à máxima expressão da realidade: no "Calvário" e ao longo do terrível e impressionante "drama da Sagrada Paixão do SENHOR JESUS". Por isso mesmo, a muralha da "SANTA MISSA" nos protege da heresia, da corrupção, da imunda perversão do mundo, estimulando e mantendo a fé limpa e mais forte, consciente e corajosa, disponível e fraterna. DEUS misericórdia infinita, unido a IMACULADA CONCEIÇÃO DA SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA e de toda a Corte Celestial, presenciam amorosamente em cada "SANTA MISSA", o desenvolvimento do Sacrifício do Cordeiro Divino, Memorial do Sacrifício Supremo do FILHO DE DEUS, que derramou o Seu Precioso e Sagrado Sangue, Eterno Manancial de Graças para Redimir a humanidade de todas as gerações. Assim, a "SANTA MISSA" é o presente mais perfeito e completo, que o SENHOR JESUS nos deixou para encorajar e animar todos os cristãos, a enfrentar dignamente e com fidelidade, todas as provas e acontecimentos ao longo da existência humana. Na "SANTA MISSA", o nosso espírito aprende a humildade, a docilidade e a simplicidade, virtudes que devem existir em todos os corações pacificados no SENHOR. Então, queridos irmãos, é mais que uma obrigação nossa, nos esforçarmos a cultivar o “bom-senso” em nossos dias e não querer montar comparações, as vezes até desagradáveis e grosseiras, entre a SANTA MISSA TRIDENTINA e a SANTA MISSA TRADICIONAL, porque não existe lógica para isto, são manifestações sem nenhum sentido e sem justificativas, que só servem para manchar e denegrir a honra e o caráter dos beligerantes!
5 – O ENTENDIMENTO É NECESSÁRIO:
O idioma falado por JESUS e pela maioria das pessoas na Palestina era o “Aramaico”, muito embora NOSSO SENHOR também conhecesse e falasse o “Hebraico”. Na cerimônia da Última Ceia em companhia dos Apóstolos, no Cenáculo em Jerusalém, quando ELE instituiu a “SANTA MISSA” , todas as referencias existentes confirmam que JESUS falou em “Aramaico”.
Tendo a Igreja, desde o inicio, escolhido o “Latim” como idioma universal para comunicação entre todos os seus membros, como consequência lógica, escolheu também o “Latim” para unificar universalmente a “Liturgia Eucarística” em todas as Celebrações na Cristandade.
Vieram às heresias e os abomináveis heresiarcas, os separatistas, os críticos e envenenadores, criando e formando outras religiões, criticando e querendo destruir o Cristianismo. Não alcançaram êxito e jamais alcançarão algum resultado prático. JESUS disse a São Pedro: “Também EU te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei MINHA Igreja, e as portas do inferno NUNCA prevalecerão contra ela”. (Mateus 16, 18)
Na continuidade, os Papas compreenderam a necessidade premente de educar e esclarecer mais o povo cristão, de fazê-los entender os Mistérios da Vida de JESUS e de MARIA NOSSA SENHORA, de exaltar o Poder da Oração, assim como de estimular um claro conhecimento da Liturgia nas Celebrações, inclusive propiciando ao povo participar das mesmas, e não simplesmente "assistir" uma Missa. Foi quando consolidou a idéia da "SANTA MISSA" ser celebrada no idioma de cada país cristão, com objetivo de facilitar o entendimento da Liturgia, possibilitando uma perfeita compreensão da mesma, abrindo com firmeza todos os corações, para receber JESUS conscientemente, e conhecer de fato e de verdade, a grandeza incomensurável do SEU DIVINO E ADMIRÁVEL AMOR, e assim, conduzindo os fiéis a "participarem" da SANTA MISSA.
Então se torna evidente, que a "SANTA MISSA" é uma só, a mesma, em todas as partes do mundo, seja em Latim, em Inglês, em Português, ou em qualquer outro idioma. Assim sendo, não pode e não deve existir entre os cristãos, Padres e Leigos, uma preocupação pelo idioma ou pelo tipo de celebração da "SANTA MISSA": se deve prevalecer a "SANTA MISSA TRIDENTINA" ou a "SANTA MISSA TRADICIONAL" ? Isto porque, elas tem o mesmo valor e são a mesma realidade oficial: “O IMENSO MISTÉRIO DIVINO”. E para nós, a única coisa mais importante na existência é a consolidação da fé e a plena conquista da santidade, pura e sem ranço de deterioração, porque foi com esta finalidade que DEUS criou a humanidade, que JESUS sofreu aquela bárbara flagelação e morreu crucificado, derramando o SEU Sagrado e precioso Sangue sobre todas as gerações, além de deixar preciosos e sagrados meios, para que ninguém vivesse sob o império do pecado e pudessem buscar uma vida de santidade: “Sede Santos, porque EU, JAVÉ, VOSSO DEUS, SOU SANTO”. (Levitico 19, 2)
FOTOGRAFIAS - IMAGENS
Domingos "sempre alegre nas tribulações, louvava e bendizia o SENHOR cantando Salve Estrela do Mar".
CONVITE
Visite o PORTAL DO APOSTOLADO no endereço abaixo, e tenha a oportunidade de conhecer os nossos Sites, todos eles construídos bem fundamentados na Sagrada Escritura, nas Tradições Cristãs, nas Manifestações Sobrenaturais e na Vida e Obra dos Santos, com o objetivo de informar somente a verdade.
http://www.apostoladosagradoscoracoes.com/
"E-mail"
Para comunicar-se conosco, por gentileza utilizar o e-mail:
E-mail= apostoladosagradoscoracoes@hotmail.com
E também este E-mail: jfnovaes@hotmail.com
"FIRMAS DE BUSCA"