Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

FIEL E AMOROSO

 

PADROEIRO DAS MÃES

DEUS em sua magnânima bondade, sempre dá um dom especial aos seus Santos. Geraldo foi mais privilegiado pelo SENHOR, porque recebeu uma grande riqueza de dons. Hoje ele é também invocado como “padroeiro das mães”, sobretudo, daquelas que vão ser mãe pela primeira vez.

Uma quantidade notável de acontecimentos testemunha que realmente DEUS NOSSO SENHOR concedeu ao seu Santo Geraldo este dom especial.

Uma senhora de Senerchia estava com um grave problema de saúde e inclusive, em perigo de morte. Naturalmente estava preocupada com o fato e muito triste, porque sendo mãe, não queria deixar os seus filhos sozinhos, todos eles de pouca idade. Por isso, cheia de angústia procurou o Irmão Geraldo para lhe pedir uma oração e um conselho. Geraldo a recebeu e humildemente, se ajoelhou e rezou ali mesmo, na portaria do Convento. Terminada a oração, a senhora sentiu uma onda de bem estar correr o seu corpo. Chegou a sua casa completamente curada.

Em outra ocasião, estando em Oliveto, sem perceber, deixou cair o seu lenço. Uma jovem viu, e gentilmente pegou-o e lhe foi entregar. Geraldo agradeceu e carinhosamente lhe disse: “Guarde-o. Pode ser que um dia ele lhe seja útil”. O tempo passou. A moça se casou e na continuidade do seu viver, ficou grávida do primeiro filho. Aconteceu também que foi acometida de um sério problema de saúde. A gravidez tornou-se de risco. Ela, então, lembrou-se do lenço de Geraldo. No mesmo instante em que o colocou sobre o seu ventre ficou totalmente curada e posteriormente, deu à luz a um lindo e forte menino.

Por causa dos muitos milagres que DEUS fez por meio das preces de Geraldo em favor das mães, as mães da Itália se afeiçoaram tanto a ele que o fizeram seu padroeiro. No processo de beatificação, uma testemunha atesta que ele era conhecido como "il santo dei felici parti" - o Santo do Parto Feliz.

Por outro lado, milhares de mães têm experimentado o poder de São Geraldo através da Liga Religiosa de São Geraldo. Muitos hospitais dedicam a ele a ala da maternidade e inclusive oferecem aos pacientes medalhas e santinhos do Santo.

O TAUMATURGO

De poucos santos se recordam tantos fatos prodigiosos como de São Geraldo. Seus processos de beatificação e de canonização revelam que os milagres acontecidos pela sua intercessão, eram os mais variados e numerosos.

Com frequência ele entrava em êxtase enquanto meditava sobre DEUS e Sua Santa Vontade, e nessas horas podia-se ver o seu corpo erguer-se alguns palmos do chão. Há testemunhos autênticos de que em mais de uma ocasião foi-lhe concedido o insólito milagre de ser visto e de conversar em dois lugares ao mesmo tempo. (fenômeno da bi-locação).

A maior parte dos milagres foi feito em benefício de outros. Fatos extraordinários como os que enumeramos a seguir aconteceram com frequência: sua oração intercessora devolveu a vida a um garoto que tinha caído de um alto rochedo; abençoou a magra provisão de trigo pertencente a uma família e ela durou até a colheita seguinte; várias vezes a sua oração a DEUS multiplicou o pão que estava sendo distribuído aos pobres. Muitas vezes Geraldo leu na mente e contou às pessoas os seus pecados secretos que tinham vergonha de confessar, e depois, levou-as a penitência e ao perdão.

ÚLTIMOS TEMPOS E MORTE

A saúde dele não estava bem, e por essa razão, o Padre Superior mandou que ele se conservasse em Caposele. De vez em quando, era chamado para atender os negócios da Comunidade Religiosa na cidade de Nápoles. Lá em Nápoles, o povo tinha grande veneração por ele, pedia a sua bênção na rua e as crianças o seguiam.

Em Julho de 1755, ele foi a São Gregório, pedir auxílio para o novo Convento que construía em Caposele. Não estava bem de saúde, vomitou sangue e teve febre muito elevada. A conselho médico foi para Oliveto, onde os ares eram mais saudáveis. Todavia, percebendo que sua saúde piorava, decidiu voltar ao Convento em Caposele. No dia 31 de Agosto já se encontrava instalado em Caposele, mas o seu estado de saúde não regredia, ao contrário, piorava cada vez mais. Um dia o Padre Cajone, seu Superior, lhe perguntou se ele estava conformado em tudo com a Vontade de DEUS. Geraldo respondeu: “Penso que meu leito é para mim a Vontade de DEUS, e aqui estou como que pregado à Sua Divina Vontade. Parece-me que a Vontade de DEUS e eu, nos tornamos uma única e mesma coisa”.

Depois pediu que colocassem na porta de seu quarto um cartão com os dizeres; “Aqui se faz a Vontade de DEUS. Tudo como DEUS quer e por muito tempo, quanto ELE quiser”.

No dia 6 de Setembro o seu estado de saúde era gravíssimo, a tuberculose tinha ocupado os dois pulmões. Entretanto, uma carta que recebeu misteriosamente lhe proporcionou uma aparente melhora. No entanto, ele devia ainda ensinar uma grande lição sobre o poder da obediência. O seu Diretor mandou que ele se sarasse, se fosse da vontade de DEUS, e imediatamente a doença pareceu desaparecer, ele deixou o leito e juntou-se à Comunidade. Sabia, porém, que esta cura era apenas temporária e que tinha pouco mais que um mês de vida. E isto aconteceu, no dia 16 de Outubro de 1755, com apenas 29 anos de idade, depois de muito sofrimento, entregou sua alma a DEUS.

Seu enterro foi muito concorrido, principalmente pelos pobres.

BEATIFICAÇÃO E CANONIZAÇÃO

Na morte de Geraldo, o irmão sacristão, na sua euforia, tocou os sinos à maneira festiva, em vez do toque fúnebre. Milhares de pessoas vieram ver o corpo do Santo e tentar obter uma última lembrança daquele que tantas vezes os tinha ajudado. Após a sua morte, começaram a ser relatados milagres em quase todas as regiões da Itália, atribuídos à intercessão de Geraldo.

NOSSO SENHOR JESUS CRISTO fez muitos milagres pela eficaz e atenciosa intercessão do Irmão Geraldo, tanto em vida como após a sua morte. Por essa razão, a devoção a ele sempre cresceu de maneira notável. Em 1893, o Papa Leão XIII o beatificou e no dia 11 de Dezembro de 1904, ele recebeu a glorificação final, foi Canonizado pelo Papa Pio X. Hoje ele é venerado como São Geraldo Magela e sua Festa é Celebrada anualmente no dia 16 de Outubro.

SÃO GERALDO PROTETOR

Ele é o padroeiro dos alfaiates, das pessoas acusadas falsamente, das grávidas, das crianças, das maternidades, das mães, das boas confissões, dos Irmãos leigos, da cidade italiana Muro Lucano, dos porteiros, do parto, dos nascituros e do movimento Pró-vida.

ORAÇÃO A SÃO GERALDO

São Geraldo nós nos alegramos pela vossa felicidade e glória; bendizemos a DEUS que vos cumulou com os mais raros dons da graça Divina; e também vos felicitamos por haverdes fielmente correspondido a tanto Amor. Ainda que de muito longe, nos desejamos parecer convosco. Não são os vossos êxtases, nem os milagres acontecidos pela eficácia da vossa intercessão que desejamos imitar, mas aquela pureza que vos distinguiu; aquele amor que vos fazia correr para JESUS Sacramentado; aquele espírito de penitência que vos fez em alto grau semelhante a JESUS Crucificado; aquela inviolável fidelidade à Vontade Divina; aquele desprendimento que vos tornou um religioso, pobre, casto e obediente; aquela caridade fraterna que vos fez dedicado aos trabalhos mais humildes e pesados, consolador dos aflitos, socorro dos pobres e famintos, poderoso apóstolo dos abandonados e doentes.

Ó São Geraldo, admirável por tantos prodígios conseguidos de DEUS, em favor daqueles que vos invocam, socorrei-nos em nossas moléstias, nas desventuras, nos combates de espírito, nas dúvidas do coração, e em todas as aflições e necessidades que enchem de amargura a nossa existência. Defendei-nos também contra todas as tentações do maligno, obtendo-nos por intercessão de MARIA, NOSSA SENHORA, a graça de nos conformarmos à imagem de JESUS CRISTO, como vós se empenhou em conseguir, a fim de louvá-LO eternamente convosco, nesta e na outra vida, por todos os séculos. Amém.

 

FIM

 

Próxima Página

Página Anterior

Retorna ao Índice