Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

 “ANUNCIAÇÃO”

 

São Tomás inicia explicando que a Oração tão querida aos cristãos foi construída contendo três partes:

 

PRIMEIRA PARTE

 

1 – É formada pela saudação Angélica, quando o Arcanjo São Gabriel entrando na casa onde ELA estava, anunciou a MARIA o projeto Divino, dizendo-LHE:

“Alegra-te (Ave), cheia de graça, o SENHOR está contigo!” (Lc 1, 29)

Naturalmente ELA ficou intrigada com aquela palavra e permaneceu pensando no significado da saudação. O Arcanjo percebendo, acrescentou: “Não tenhas medo MARIA! Encontraste graça junto de DEUS. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e o chamarás com o nome de JESUS. ELE será grande, será chamado FILHO do ALTÍSSIMO, e o SENHOR DEUS lhe dará o trono de Davi, seu pai; ELE reinará na Casa de Jacó para sempre, e o seu reinado não terá fim”. (Lc 1, 30-33)

Disse São Tomás: “Ardia no coração da VIRGEM o fogo do ESPÍRITO SANTO; e este fogo sagrado realizou a maravilha de santificar o Seu Corpo, para que DELA nascesse o HOMEM-DEUS”.

Evidentemente MARIA não compreendeu todo o alcance daquelas palavras e de que maneira aquilo poderia acontecer, considerando que ELA era VIRGEM e havia feito o voto de castidade, como a melhor maneira que imaginou para revelar a DEUS a grandeza do seu dedicado amor.

Mas, ao mesmo tempo, ELA pensava: “O Arcanjo é um enviado de DEUS, está sempre presente e diante da Majestade Divina, e por isso mesmo, é familiar com o CRIADOR, além de estar cheio de graça. Como lemos nas Sagradas Escrituras:”

Livro do Profeta Daniel:

- “De diante DELE (do SENHOR DEUS) saia um rio de fogo, e arrebatado: um milhão (de Anjos) O serviam, e mil milhões assistiam diante DELE”... (Dan 7, 10)

Não se conhece a quantidade de Anjos que participam da plenitude do esplendor e da Graça Divina. E por isso mesmo, eles sempre aparecem luminosos, como se lê no livro de Jó:

- “Porventura tem número os seus soldados (os Anjos)? E sobre quais deles (os Anjos) não surgiram da Sua Luz (da Luz Divina)?” (Jó 25, 3).

O Arcanjo São Gabriel, continuou explicando a MARIA o que ia acontecer: “O ESPÍRITO SANTO virá sobre TI, e o poder do ALTÍSSIMO vai TE cobrir com a SUA sombra; por isso o SANTO que nascer será chamado FILHO DE DEUS. Também Isabel, tua parenta , concebeu um filho na velhice, e este é o sexto mês para aquela que era chamada de estéril. Para DEUS, com efeito, nada é impossível”. (Lc 1, 36-37)

Entendendo a grandeza incomensurável do Amor de DEUS, ELA ficou emocionada... Na sua natural simplicidade e modéstia, abaixou a cabeça fazendo uma pausa necessária para respirar, e recuperar o fôlego de seus sentidos, tão excitados pela ternura da Bondade Infinita do CRIADOR. E então veio o SIM tão esperado... O SIM que nos trouxe o SENHOR JESUS, o Salvador e Redentor de toda humanidade. O SIM que nos legou a misericórdia Divina e nos proporcionou a Vida Eterna, porque neutralizou a intensidade do Sim de Eva, aquele Sim da primeira mulher ao Anjo das Trevas, que originou o Pecado e a Morte.

Então disse MARIA:

"Eu sou a serva do SENHOR; faça-se em mim segundo a TUA palavra!” (Lc 1,38)

O Arcanjo se despediu e, MARIA ficou recordando aquelas maravilhosas e misteriosas palavras de DEUS, que no SEU coração foram derramadas pela bondade infinita do SENHOR, enquanto as lágrimas de felicidade umedeciam SUA Puríssima e Santíssima Alma, envolvendo-a intensamente com a prodigiosa LUZ da imensidão do Amor de DEUS.

E no seu comentário, São Tomás de Aquino disse:

“Por maiores que sejam aqueles santos que possuem suficientes graças para interceder junto a DEUS e alcançar a salvação para as pessoas, incomparavelmente maior seriam, se tivessem tantas graças que fossem bastante para a salvação de toda a humanidade. Contudo, esta plenitude nenhum Santo possui, é privilégio exclusivo de JESUS CRISTO e da SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA”.

“Podem suplicar o socorro DELA em qualquer tipo de perigo ou de diferentes situações e, encontrarás sempre a saúde e o bom êxito que desejas. E isto acontece, porque tudo se realiza pela suprema Vontade de DEUS”.

No Livro Eclesiástico (o Siracides), encontramos estas palavras sobre a SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA:

- “Sou a MÃE do belo amor, e do temor, e do conhecimento e da esperança. Em MIM há toda a graça do caminho e da verdade, toda esperança da vida e da virtude”. (Sir 24, 18)

“Superior aos Anjos na Plenitude da Graça, chamando-A, invocando o SEU Nome MARIA, que quer dizer Iluminada, ELA estará presente e encherá sua alma de graça, iluminando as pessoas e o mundo inteiro, melhor que o sol e a lua, aos quais ELA é comparada. E tudo isto acontece, porque a VIRGEM MARIA não somente é SANTA e pura em SI Mesma, senão também é causa da pureza e santidade dos demais (das pessoas que buscam seguir os Seus passos e conselhos).

“Com relação a ELA Mesma, explica São Tomás de Aquino , ELA foi liberada de toda culpa e da mancha do primeiro pecado (pecado original) , e por isso mesmo é necessário dizer, que pela mesma razão, foi também isenta das penalidades inerentes ao pecado. Porque ELA foi concebida sem pecado, estando em toda plenitude com a graça de DEUS”.

DEUS disse a mulher:

“Tornarei penosa a sua gravidez e os trabalhos...” (Gen 3, 16)

Ao homem DEUS disse:

“Com o suor de teu rosto, comerás o pão...” (Gen 3, 19)

“Estas maldições não afetaram MARIA, porque em face da sua escolha por DEUS, ELA estava desligada das coisas deste mundo, a fim de se ocupar unicamente das coisas do CRIADOR”.

DEUS disse a Adão e a toda espécie humana:

“... até que voltes à terra de onde foste tirado; porque é pó, e em pó te tornarás”. (Gen 3, 19)

“Entretanto, (também) esta palavra não foi dirigida a MARIA.”

“DEUS livrou a SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA deste castigo geral, e assim concluída sua missão terrestre, subiu gloriosa ao Céu com o Seu Corpo e Sua Alma”.

“Assim cremos e confessamos com plena segurança, que MARIA foi ressuscitada (pelo seu FILHO JESUS)logo após a “morte”, para ser levada ao Céu em Corpo e Alma”. (por JESUS e um cortejo de Anjos).

Os Discípulos do SENHOR estavam presentes e velaram os seus últimos momentos que anteciparam a sua ressurreição. Aquele Corpo Santificado pelo ESPÍRITO SANTO, que foi um Cibório precioso e Sagrado onde se hospedou o VERBO DE DEUS, não podia ser enterrado e corrompido no túmulo pelos germens de todas as espécies. No momento decisivo DEUS ressuscitou MARIA e ELA foi conduzida aos Céus por um sonoro cortejo de Anjos.

Esta verdade é “dogma de fé”, proclamado pela Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

Também o Salmista deu a entender esta realidade quando disse:

"Ergue-TE JAVÉ, para o TEU repouso, TU e a ARCA da TUA força" (MARIA é a Arca do FILHO DE DEUS). [Salmo 132(131), 8]

Assim, pois, temos que dizer: a SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA estava totalmente isenta daquelas maldições, e ao contrário, estava repleta de bênçãos, sendo a mais bendita entre todas as mulheres, Aquela que nos traz frutos da bênção e nos abriu as portas do Paraíso Divino. Com razão podemos chamar MARIA de “Estrela do Mar”, porque da mesma maneira como os navegantes se dirigem ao porto, guiados pela “Estrela do Mar”, assim também os cristãos são “Conduzidos" por MARIA a glória do SENHOR DEUS.

 

SEGUNDA PARTE

 

2 – A Segunda Parte consta das palavras ditas por Santa Isabel, Mãe de São João Batista, quando saudou a sua prima MARIA que lhe foi visitar, dizendo:

- “Bendita és TU entre as mulheres, e bendito é o fruto do TEU ventre”! (Lc 1, 42)

“Sucedeu que, Eva comendo o fruto proibido por DEUS não conseguiu as vantagens que o tentador (o demônio) prometeu ao lhe oferecer o fruto, pois ela queria ser igual ao CRIADOR”.

DEUS havia recomendado a mulher:

- “Não podeis dele (do fruto) comer, nem tocá-lo, senão morrereis”. (Gn 3, 3)

O maligno encarnado numa serpente se intrometeu e tentou Eva:

Disse a mulher: "Nada disso! Vós não morrereis! Mas DEUS sabe que no dia em que dele comerdes, abrir-se-vos-ão os vossos olhos e sereis como DEUS, conhecendo o bem e o mal”. (Gn 3, 4-5)

“Evidentemente ao fazer esta promessa, o tentador estava mentindo, como sempre mentiu e é o pai da mentira. E assim, Eva, depois de infringir o preceito (cometendo o Pecado Original, o Primeiro Pecado), não somente não conseguiu ser igual a DEUS, como também perdeu pelo pecado cometido, a beleza e semelhança Divina que possuía pela graça de DEUS, separando-se do SENHOR e sendo expulsa do Paraíso Celeste”.

“A SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA, ao contrário, assim como todos os cristãos através DELA, graças a JESUS o fruto bendito do Seu ventre, com Sua admirável e impressionante obra Redentora, a humanidade voltou a se unir a DEUS (pela graça do Divino Sangue Redentor) ensejando a todas as pessoas, a possibilidade de ser semelhante a ELE” (pela ação da graça Divina no espírito de cada um).

Como disse São João Evangelista na sua Primeira Epístola:

- “Caríssimos, desde já somos filhos de DEUS, mas o que nós seremos ainda não se manifestou. Sabemos que por ocasião desta manifestação seremos semelhantes a ELE, porque O veremos tal como ELE é”. (1 Jo 3, 2)

O fruto (JESUS) que nos deu MARIA propiciou a humanidade possuir de verdade, a doçura, o deleite e a santidade, porque DELE (do SENHOR JESUS) São João Evangelista escreveu:

- “Quem come a Minha Carne e bebe o Meu Sangue tem a Vida Eterna”. (Jo 6, 54)

“CRISTO é o esplendor da glória do PAI ETERNO! Então, vamos todos a MARIA que nos oferece este bendito fruto do seu ventre, fruto que chega a cada um de nós com as bênçãos de DEUS, que LHE cumulou de Graças, para que ELE receba as adorações dos Anjos e da humanidade”.

Diante DELE clama São Paulo:

- “Bendito seja DEUS PAI de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, que nos abençoou com toda a sorte de bens espirituais...”(Ef 1, 3)

“E seja bendita e louvada a Sua SANTÍSSIMA MÃE, a VIRGEM MARIA, a mais excelsa entre todas as criaturas, que é amada e respeitada por todos os seus filhos, que sempre busca o seu auxilio e a ternura da sua eficaz proteção”.

 

 

No dia da “Anunciação” o Arcanjo Gabriel conversando com MARIA, LHE disse:

- “Também Isabel, TUA parenta, concebeu um filho na velhice, e este é o sexto mês para aquela que chamavam de estéril”.

Com certeza MARIA deve ter experimentado um agradável júbilo e imensa satisfação, porque tinha uma profunda amizade por sua prima e sabia, o quanto ela desejava possuir um filho. E assim, sem revelar aos seus parentes a Aparição Angélica, descreveu para eles a notícia sobre Isabel, realçando que em face da sua adiantada idade, precisava de alguém para ajudá-la na fase final da gravidez. E nesta oportunidade ELA alcançou a concordância dos seus pais e de José seu noivo, para auxiliar sua prima nos trabalhos de parto e nos primeiros meses de vida da criança que ia nascer.

Numa caravana que passava por Nazaré, viajou com o seu pai, que permaneceu em Jerusalém para tratar de negócios, e ELA caminhou os 6 quilômetros que restavam de Jerusalém até a casa de Isabel e Zacarias, em Ain Karin.

O encontro das duas primas foi emocionante e caloroso, e a palavra de Isabel foi introduzida na Oração da VIRGEM MARIA:

- “Bendita és TU entre as mulheres, e bendito é o fruto do TEU ventre”! (Lc 1, 42)

Maria permaneceu três meses ajudando Isabel.

 

 

As duas primeiras Partes da Oração, mencionadas acima, foram usadas como sendo a “oração” no século XII. Mas a prece completa da AVE MARIA,incluindo a TERCEIRA PARTE que a seguir será comentada, só foi estabelecida no século XVI.

 

 

PRÓXIMA PÁGINA

PÁGINA ANTERIOR

RETORNA AO ÍNDICE