AS QUINZE ORAÇÕES DE SANTA BRÍGIDA

 

Um dos aspectos mais conhecidos da vida de Santa Brígida são as muitas visões com que o SENHOR JESUS lhe favoreceu, especialmente as que se referem aos sofrimentos de sua Paixão e a certos acontecimentos de sua época. Por outro lado, ela sempre teve grande desejo de saber quantas marcas ficaram no Corpo de NOSSO SENHOR provocadas pelos açoites e os ferimentos diversos, causados pela coroa de espinhos, as agressões e flagelações no Pretório e no Caminho do Calvário, durante a Sua abominável e cruel Paixão. Um dia JESUS lhe apareceu e disse:

“Recebi em Meu Corpo, cinco mil, quatrocentos e oitenta ferimentos. Se queres honrá-los em verdade, reze 15 PAI NOSSO e 15 AVE MARIA, todos os dias, durante um ano. Ao terminar, tereis venerado cada uma das Minhas Chagas”.

Um coração bem amoroso calculou o seguinte: o ano tem 365 dias, rezando em cada dia [15 (PAI NOSSO + AVE MARIA)], rezaremos até o final do ano 5.475 orações venerando as Chagas do SENHOR.  Mas assim, ficaremos devendo  o correspondente a 5 Chagas para completar 5.480 Chagas conforme disse JESUS. Deste modo, carinhosamente a nossa profunda caridade deve concordar que faltam 75 orações, ou seja, mais 5 dias das 15 ORAÇÕES para igualar o número de 5.480 Chagas sofridas por NOSSO SENHOR. Então sugerimos  que sejam rezados mais cinco (5) dias das ORAÇÕES, e assim, rezaremos um ano (365 dias) e mais (5) dias, das 15 ORAÇÕES DE SANTA BRÍGIDA. Com o coração transbordando de amor, completaremos integralmente a veneração de todas as Chagas de nosso querido e amado DEUS.

NOSSO SENHOR prometeu a Sua Misericórdia e a plenitude de Seu Divino Amor, a todos aqueles que venerarem dignamente e com perseverança as Suas Chagas.  A “Misericórdia e o Amor de DEUS” têm dimensões infinitas é como um abismo de compaixão e piedade sem fim, o que assegura ao fiel a eterna amizade e o carinho do SENHOR por toda a vida.

Primeira Oração

PAI NOSSO + AVE MARIA + GLÓRIA

Ó JESUS CRISTO, doçura eterna para aqueles que vos amam, alegria que ultrapassa toda a alegria e todo o desejo, esperança de salvação dos pecadores, que declarastes não terdes maior contentamento do que estar entre os homens, até o ponto de assumir a nossa natureza, na plenitude dos tempos, por amor a todos nós. Lembrai dos Vossos sofrimentos, desde o primeiro instante da Vossa Conceição Humana e, sobretudo durante a Vossa Santa Paixão, assim como havia sido decretado e estabelecido desde toda a eternidade na mente Divina. Lembrai-Vos SENHOR, que, celebrando a Ceia com os Vossos Discípulos, depois de lhes haverdes lavado os pés, deste-lhes o Vosso Sagrado Corpo e precioso Sangue e, os consolando lhes predissestes a Vossa Paixão iminente. Lembrai-Vos da tristeza e da amargura que experimentastes em Vossa Alma como o testemunhastes Vós mesmo por estas palavras: "A Minha Alma está triste até a morte". (Mc 14, 34)

Lembrai-Vos, Senhor, dos temores, angústias e dores que suportastes em Vosso Corpo Sagrado, antes do suplício da Cruz, quando, depois de ter rezado por três vezes e ter suado gotas de Sangue, fostes traído por Judas, Vosso Discípulo. TU foste preso, acusado por testemunhas falsas, e injustamente julgado por três juízes cínicos, pérfidos, e impudentes, sendo condenado de maneira sórdida e cruel. Lembrai-Vos que fostes despojado de Vossas vestes e revestido com as vestes da irrisão, que Vos velaram os olhos e a face, que Vos deram bofetadas, que Vos coroaram de espinhos, que Vos puseram uma cana na mão e que, atado a uma coluna, fostes despedaçado por golpes e acabrunhado de afrontas e ultrajes. Em memória destas penas e dores que suportastes, conceda-me, antes da minha morte, a oportunidade de me confessar com pureza de intenção e sinceridade absoluta, a fim de poder alcançar a Vossa Infinita Misericórdia. Assim seja!

Segunda Oração

PAI NOSSO + AVE MARIA + GLÓRIA

Ó JESUS CRISTO, verdadeira liberdade dos Anjos, paraíso de delícias, lembrai-Vos que acabrunhado pelas tristezas, quando Vossos inimigos, como leões furiosos Vos cercaram e, por meio de mil injúrias, escarros, bofetadas, arranhões e outros inauditos suplícios, Vos atormentaram diabolicamente de maneira impiedosa e desumana. Em consideração a estes insultos e tormentos, eu Vos suplico, ó meu Salvador, que Vos digneis me libertar dos meus inimigos, visíveis e invisíveis e me fazer alcançar, com o Vosso auxílio, a necessária santidade para a salvação eterna. Assim seja!

Terceira Oração

PAI NOSSO + AVE MARIA + GLÓRIA

Ó JESUS, Criador do Céu e da terra, a quem coisa alguma pode conter ou limitar, Vós que tudo abarcais e tendes tudo sob o Vosso poder, lembrai da Vossa dor, cheia de amargura, que experimentastes quando os soldados, pregando na Cruz as Vossas Mãos e os Vossos Pés Sagrados, os transpassaram com grandes cravos de ferro, dilacerando a carne e rompendo as veias, com violência e brutalidade, exacerbando as Vossas dores. Depois, Vos estenderam sobre a Cruz e Vos viraram de todos os lados, deslocando, os Vossos membros. Eu vos suplico SENHOR, pela lembrança desta dor que suportastes na Cruz, com tanta mansidão, como se todos aqueles atos inauditos e covardes, fizessem parte do procedimento normal da crucificação, que Vos digneis conceder-me o Vosso Temor e o Vosso Infinito e Misericordioso Amor. Assim seja!

Quarta Oração

PAI NOSSO + AVE MARIA + GLÓRIA

Ó JESUS, médico celeste, que fostes Crucificado para curar as nossas chagas por meio das Vossas, lembrai-Vos do abatimento em que Vos encontrastes e das contusões que Vos infligiram em Vossos Sagrados membros, de modo que dor alguma poderia ser comparada a Vossa. Da planta dos pés ao alto da cabeça, nenhuma parte do Vosso Corpo esteve isenta de tormentos e, entretanto, esquecido dos Vossos sofrimentos, não Vos cansastes de suplicar ao Vosso PAI ETERNO, pelos inimigos que Vos cercavam, dizendo: "PAI, perdoai-lhes não sabem o que fazem". (Lc 23, 34) Por Sua grande misericórdia e em memória de Vossa dor, fazei com que a lembrança da Vossa Paixão, tão impregnada de amargura e sofrimento, opere em mim uma perfeita contrição e um verdadeiro arrependimento de todos os meus pecados. Assim seja!

Quinta Oração

PAI NOSSO + AVE MARIA + GLÓRIA

Ó JESUS, espelho do esplendor eterno. Lembrai-Vos da tristeza que sentistes, quando, contemplando a luz da Vossa Divindade a predestinação daqueles que deveriam ser salvos pelos méritos da Vossa Santa Paixão, contemplastes, ao mesmo tempo, a multidão dos réprobos, que deveriam ser condenados por causa de seus pecados. Mas as dimensões infinitas de Vossa Misericórdia fizeram com que lastimastes amargamente, a sorte daqueles infelizes pecadores, perdidos e desesperados. Por este abismo de compaixão e piedade e, principalmente, pela bondade que manifestastes ao bom ladrão dizendo-lhe: "Hoje mesmo estarás Comigo no Paraíso", (Lc 23, 43) eu suplico adorado JESUS, que na hora da minha morte useis de misericórdia comigo. Assim seja!

Sexta Oração

PAI NOSSO + AVE MARIA + GLÓRIA

Ó JESUS, Rei amável e de todo desejável, lembrai-vos da dor que experimentastes quando, pregado e levantado na Cruz como um miserável pecador e desprezível bandido, esquecido por todos. Somente Vossa MÃE bem amada e algumas Santas Mulheres, assim como João, o Discípulo que “ELE amava”, (Jo 19, 25-27) permaneceram fielmente junto a Vós na agonia. Eu vos suplico, ó meu Salvador, pela espada de dor que então transpassou a alma de Vossa Santa MÃE, que tenhais compaixão de mim, em todas as minhas angústias e tribulações, tanto corporais como espirituais e que Vos digneis me assistir nas provações que sobrevierem, sobretudo na hora da minha morte. Assim seja!

Sétima Oração

PAI NOSSO + AVE MARIA + GLÓRIA

Ó JESUS, fonte inexaurível de piedade, que por uma profunda ternura de amor, dissestes sobre a Cruz: "Tenho sede!", (Jo 19, 28) mas sede de salvação do gênero humano. Eu Vos suplico, ó meu Salvador, que Vos digneis estimular o desejo em meu coração de buscar a perfeição em todas as minhas obras e extinguir, por completo, em mim, a concupiscência carnal e o ardor aos desejos mundanos. Assim seja!

Oitava Oração

PAI NOSSO + AVE MARIA + GLÓRIA

Ó JESUS, suavidade dos espíritos, pelo amargo sabor do fel e do vinagre que provastes na Cruz, concedei-me a graça de receber dignamente o Vosso Corpo e o Vosso Preciosíssimo Sangue, durante toda a minha vida e também, na hora da minha morte, afim de que sirvam de remédio e de consolo para o meu corpo e minha alma. Assim seja!

Nona Oração

PAI NOSSO + AVE MARIA + GLÓRIA

Ó JESUS, amor eterno, alegria do espírito, lembrai-Vos da dor que suportastes, quando envolvido pela amargura, ao sentir aproximar a morte, insultado e ultrajado pelos homens, julgastes haver sido abandonado por Vosso PAI dizendo: "Meu DEUS, Meu DEUS, porque Me abandonastes?" (Mt 27, 46) Por esta angústia eu Vos suplico ó meu Salvador, que não me abandoneis nas aflições e nas dores durante a vida e na morte. Assim seja!

Décima Oração

PAI NOSSO + AVE MARIA + GLÓRIA

Ó JESUS, que sois em todas as coisas começo e fim, vida e virtude, em consideração a extensão das Vossas Chagas, ensinai-me a guardar os Vossos Mandamentos, para que eu possa revelar uma sincera caridade na vida e um digno desempenho no cotidiano, testemunhos de minha profunda amizade ao SENHOR e da completa conversão de meu coração. Assim seja!

Décima Primeira Oração

PAI NOSSO + AVE MARIA + GLÓRIA

Ó JESUS, abismo eterno de misericórdia, suplico-Vos, em memória das Vossas Chagas, cujas dores penetraram até a medula dos Vossos ossos e entranhas, que Vos digneis afastar esse pobre pecador das transgressões e ofensas em que está submerso, conduzindo-o para longe do pecado. Vos Suplico também, me esconder de Vossa face irritada, me ocultando dentro das Vossas Chagas, até que a Vossa cólera e a Vossa justa indignação tenham passado contra a minha vida. Assim seja!

Décima Segunda Oração

PAI NOSSO + AVE MARIA + GLÓRIA

Ó JESUS, espelho da verdade, sinal da unidade, laço de caridade, lembrai-Vos dos inumeráveis ferimentos que recebestes, a ponto de ficardes dilacerado e coberto de Chagas. Ó quão grande e universal foi à dor que sofrestes por nosso amor! Ó Dulcíssimo JESUS, que poderíeis fazer por nós que não o houvésseis feito? Eu vos suplico, ó meu Salvador, que vos digneis imprimir, com o Vosso Precioso Sangue, todas as Vossas Chagas em meu coração, afim de que eu relembre, sem cessar, as Vossas Dores e o Vosso Amor. Que pela fiel lembrança da Vossa Paixão, Seus Sofrimentos sejam renovados em mim, cada dia mais, até que eu me encontre, finalmente, Convosco, que sois o tesouro de todos os bens e a fonte de todas as alegrias. Conceda-me JESUS, o poder de gozar semelhante ventura na vida eterna. Assim seja!

Décima Terceira Oração

PAI NOSSO + AVE MARIA + GLÓRIA

Ó JESUS, Rei imortal e invencível, lembrai-Vos da dor que Vos acabrunhou quando sentistes esgotadas todas as vossas forças, que não podia mais levantar o tórax para respirar, porque também as câimbras se apossaram de Vosso Corpo, e então, num derradeiro suspiro, inclinastes a cabeça dizendo: "Tudo está consumado!" (Jo 19, 30) Por esta angústia e por esta dor, eu Vos suplico SENHOR JESUS, que tenhais piedade de mim, quando soar a minha última hora e a minha alma e o meu espírito estiverem cheios de aflições. Assim seja!

Décima Quarta Oração

PAI NOSSO + AVE MARIA + GLÓRIA

Ó JESUS, Filho Único do PAI, esplendor e imagem da sua Substância Divina, lembrai-Vos da humilde recomendação que dirigistes ao PAI ETERNO, dizendo: "Meu PAI, em Vossas Mãos entrego o Meu Espírito!" (Lc 23, 46) Depois expirastes, estando o Vosso Corpo despedaçado, Vosso Coração transpassado e as entranhas abertas, cheias da Vossa Misericórdia, sempre disponíveis para nos resgatar. Por esta preciosa morte eu Vos suplico, ó Rei do Universo, que me deis força e me socorra, para resistir ao demônio, à tentação da carne a ao sangue, afim de que, estando morto para o mundo, eu possa viver somente para Vós. Na hora da morte, receba, eu Vos suplico Meu SENHOR, a minha alma peregrina e exilada que retorna a Vós. Assim seja!

Décima Quinta Oração

PAI NOSSO + AVE MARIA + GLÓRIA

Ó JESUS, vide verdadeira e fecunda, lembrai-Vos da abundante efusão de Sangue, que tão generosamente derramastes de Vosso Sagrado Corpo sobre toda humanidade e também sobre mim. Do Vosso lado aberto pela lança de um dos soldados, jorraram Sangue e Água, de tal modo que não retivestes uma gota sequer de Misericórdia e de Amor. Porque do Sangue e da Água fizeste nascer a Vossa Igreja. Enfim, por esta tão amarga Paixão e pela efusão de Vosso precioso Sangue, eu vos suplico, ó Bom JESUS, que recebais a minha alma quando concluída minha missão estiver deixando o meu corpo, ansiando para alcançar os Vossos braços carinhosos de PAI. Assim seja!

ORAÇÃO FINAL

Ó JESUS querido, envolvei o meu coração, afim de que as lágrimas de arrependimento, de compunção e de amor, noite e dia lavem o meu espírito e elimine os meus muitos pecados. Convertei-me inteiramente a Vós. Que o meu coração Vos sirva de perpétua habitação. Que a minha conduta Vos seja agradável e que o fim da minha vida seja de tal modo edificante que eu possa ser admitido no Vosso Paraíso, onde, com os vossos Santos, hei de Vos louvar para sempre, eternamente. Assim seja!

Próxima Página

Página Anterior

Retorna ao Índice