"PALAVRAS INICIAIS

 

São Pio X foi um defensor intransigente da fiel e exata Doutrina Católica, governando a Igreja com pulso forte, numa ocasião em que o laicismo se projetava com muita ferocidade, fazendo a divulgação de diversas tendências modernistas, das quais fluíam perniciosamente uma quantidade abominável de heresias, nos estudos bíblicos e na teologia, lançando a confusão e a dúvida em muitos corações em formação. Com frequência, Pio X alertava os católicos sobre as detestáveis e perniciosas doutrinas, assim como, os princípios subversivos do liberalismo, que causou incômodo ao mundo cristão. Ele também fez grandes Reformas na Liturgia e Codificou a Doutrina Católica, objetivando possibilitar uma melhor comunicação e salutar vivência cristã.

Homem simples, que vivia na pobreza e com plena humildade, seguia com decisão o caminho que o ESPÍRITO SANTO delineava para a sua existência; era piedoso e prestativo e sua caridade não tinha limites.

Preocupou-se com decisão e se empenhou em realizar uma perfeita organização nos Seminários, no sentido de alcançar a melhor formação para os Seminaristas. Queria que todos cultivassem uma fé sólida, se mantendo ligados ao ideal sacerdotal, bem afeiçoados ao Catecismo, e que também, fossem jovens respeitosos, obedientes e sobretudo, carinhosamente devotos de NOSSA SENHORA.

Tinha também grande preocupação com a Pastoral, fazendo com que a Igreja, no seu todo, buscasse cultivar com empenho e vontade o seu ideal: "RESTAURAR TODAS AS COISAS EM CRISTO".

Estimulou e favoreceu a Comunhão Eucarística frequente e até diária, para os adultos e jovens, e primordialmente incentivou a Comunhão das Crianças, lembrando que elas serão os futuros pais, e por isso mesmo, determinou que as crianças podiam e deviam receber a Primeira Eucaristia desde a idade da compreensão, definindo esta idade em 7 (sete) anos, todavia deixou a idade para melhor observação das crianças pelos Párocos e Catequistas, a fim de que elas recebessem dignamente JESUS, desde a Primeira Eucaristia.

Amava NOSSA SENHORA! Não deixava passar uma ocasião e uma oportunidade para enaltecer, agradecer e realçar as Virtudes Especiais, os Dons Admiráveis, assim como o fervoroso e inesgotável carinho materno que sempre está presente, na SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA, MÃE DE DEUS e Mãe de todos nós.

Por todas estas evidentes e inquestionáveis qualidades, nos do APOSTOLADO DOS SAGRADOS CORAÇÕES, prestando nossa homenagem a SÃO PIO X, realizamos este Site, focalizando um resumo das fazes mais importantes da sua vida e sua grande obra, para apreciação e conhecimento de todos os cristãos.

 

APOSTOLADO DOS SAGRADOS CORAÇÕES

http://www.apostoladosagradoscoracoes.com

 

PRÓXIMA PÁGINA

RETORNA AO ÍNDICE