AGRADECIMENTOS

Na realização deste trabalho, foram consultadas diversas fontes, das quais vamos destacar algumas mais importantes: Coleção da Abril Cultural, "GRANDES PERSONAGENS DA NOSSA HISTÓRIA", editado em 1969; imagens e textos do Museu Anchieta e do Santuário do Beato, na cidade de Anchieta, no Estado do Espírito Santo:

http://www.museuanchieta.com.br/index.html

Colhemos ainda, informações no Projeto da Casa Anchieta:

http://www.odiariodebarretos.com.br/www1/anchieta/sobre.htm

E também, no "CANAN" - Associação pró-Canonização do Beato Padre José de Anchieta:

http://www.canan.org.br/

E por último, consultamos as "Cartas Jesuíticas", resumo do "Processo de Beatificação", as revistas "Mensageiro do Coração de Jesus" e o livreto "JOSÉ DE ANCHIETA, O SANTO QUE AMOU O BRASIL", editado pela Associação Católica Nossa Senhora de Fátima, que nos foi enviado por atenciosa gentileza do  Padre Lourenço Ferronatto.

A todas as fontes utilizadas, os nossos penhorados e sinceros agradecimentos, porque no conjunto, se constituíram em preciosos elementos, que nos ajudaram verdadeiramente a desenhar um retrato bem real, do nosso querido e estimado Santo: PADRE JOSÉ DE ANCHIETA, para que ele possa ser mais conhecido e o valor de sua obra apreciado por todos aqueles que amam o BRASIL, da mesma forma que ele soube amar.

 

BEATIFICAÇÃO

Embora a campanha para a beatificação tenha sido iniciada na Capitania da Bahia, em 1617, ele só foi BEATIFICADO no dia 22 de Junho de 1980 pelo Papa João Paulo II, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Este atraso aconteceu em face da perseguição do Marquês de Pombal e de seus sequases aos jesuítas, que impediu, até então, o trâmite normal do processo canônico iniciado no século XVII.

No Processo de Beatificação foram registrados diversos acontecimentos e depoimentos valiosos dos quais destacamos o que a seguir relatamos:

A senhora Ana Ribeiro, residente em São Vicente declarou: "Durante algum tempo se confessou com o Padre Anchieta em São Vicente e sentia sempre um agradável bem-estar com as recomendações dele. Disse que o seu filho Jerônimo, com dois anos de idade, deixou de se alimentar durante três dias seguidos, deixando todos preocupados com o menino. A criança foi levada a presença do Padre Anchieta, que fez o sinal da cruz na cabecinha dela, dizendo: "Deixe-o ir para o céu". No dia seguinte o menino estava bom, inclusive curado de uma ferida cancerosa que tinha no rosto. Todos reconheceram o milagre!"

A senhora Ana Ribeiro, narrou outro episódio, em que tomou parte o seu marido Antônio Rodrigues, em relação a um índio que estava enfermo em São Paulo havia 5 anos. Ela descreve o fato: "Padre Anchieta voltando à Vila de São Vicente pediu a Antônio que tratasse do índio. Ele então, fez vir o índio de São Paulo para São Vicente, onde ficou internado na casa dos padres destinada aos índios. Lá, o Rodrigues o medicou três ou quatro vezes. O índio sarou prontamente. A cura foi atribuída a Anchieta." Sobre Anchieta disse ser um homem serio, de poucas palavras e muito milagroso.

 

CANONIZAÇÃO

Após um processo global que consumiu mais de 417 anos, finalmente o decreto foi assinado no dia 3 de Abril de 2014 pelo Papa Francisco. No dia 24 de Abril realizou-se a Cerimônia de Ação de Graças, com a celebração de uma Santa Missa presidida pelo Papa Francisco, na Igreja de Santo Inácio de Loyola em Roma. O Padre Anchieta é o segundo santo nativo das Ilhas Canárias, e sua festa litúrgica se comemora no dia 24 de Abril. Foi uma Canonização por Decreto do Sumo Pontífice, em face das realidades e comprovações dos fatos ocorridos na existência do Padre Anchieta, e por isso, também denominada CANONIZAÇÃO EQUIVALENTE.

CONVITE

Visite o PORTAL DO APOSTOLADO DOS SAGRADOS CORAÇÕES. Nele encontrará todos os Sites que construímos com muito amor e devoção, fundamentados na Sagrada Escritura, na Tradição Cristã, nas Manifestações Sobrenaturais e na Vida e Obra dos Santos. Grande variedade de assuntos: NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA; A IMACULADA CONCEIÇÃO (Revelação Divina); NOSSA SENHORA DE NAJU (Impressionantes Milagres Eucarísticos); O MISTÉRIO DE DEUS; JESUS DE NAZARÉ (O Rei dos Reis); ADORÁVEL E MISTERIOSO ESPÍRITO SANTO; A VIDA DE NOSSA SENHORA; OS ANJOS DO SENHOR; A VIDA ADMIRÁVEL DE SÃO JOSÉ; SÃO JUDAS TADEU (Causas Impossíveis); NOSSA SENHORA DE FÁTIMA e muitos outros, levando a Verdade Cristã à todos os corações de boa vontade.

http://www.apostoladosagradoscoracoes.com/

"E-MAIL"

Para se comunicar conosco, favor clicar na imagem a seguir:

FOTOGRAFIAS

 

 

FIRMAS DE BUSCAS

  

Página Anterior

Retorna ao Índice

Retorna ao PORTAL DO APOSTOLADO